Diálogos intersemióticos: o cinema e a poesia no filme O Espelho, de Tarkovski

Autores

  • Denise Azevedo Duarte Guimarães Universidade Tuiuti do PAraná

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v12e12017123-137

Palavras-chave:

Cinema, Poesia, Autobiografia, Tarkovski

Resumo

O artigo pretende estabelecer um diálogo entre o filme O Espelho (1974), de Andrei Tarkovski e os conceitos teóricos do cineasta em seu livro Esculpir o Tempo (1985), com ênfase nas relações entre cinema e poesia. Investiga-se também o gênero autobiográfico e o modo como os poemas de Arseni Tarkovski constituem uma espécie de fio condutor da trama do filme, na situação limítrofe entre vida e ficção.

Biografia do Autor

  • Denise Azevedo Duarte Guimarães, Universidade Tuiuti do PAraná

    Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Docente, orientadora e pesquisadora do Doutorado e Mestrado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Editora Científica da Revista Interin.

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Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos