O drama midiático como discurso da verdade: sedução e afeto para o consumo da informação simbólica

Autores

  • Muniz Sodré de Araújo Cabral
  • Ricardo Moraes

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v10e22015283-295

Palavras-chave:

Mídia, Comunicação, Drama, Teatralização, Discurso simbólico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar o discurso simbólico pelo viés do drama midiático como uma teatralização apropriada pelos canais de comunicação, nos quais o recurso da imagem é bastante utilizado assemelhando-se à pictoriedade da cena teatral. Tal teatralização foge aos recursos essenciais da comunicação teatral, o que nos leva a crer numa grande participação de interesses no desvio desse discurso que termina por se tornar universalizante e um forte componente midiático do senso comum dos ordenamentos, relações e organizações sociais.

Biografia do Autor

  • Muniz Sodré de Araújo Cabral
    Doutor em Letras pela UFRJ/ECO. Professor Titular (Emérito) da Escola de Comunicação da UFRJ/ECO.
  • Ricardo Moraes
    Doutorando em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM, UFRJ/ECO. Professor do Instituto Superior CAL de Arte e Cultura.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Dossiê: Nas redes da cultura: literaturas, mídias, afetos