Multiplicidades da imagem: a arte e os afetos

Autores

  • Aurélia Regina de Souza Honorato Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v11e1201685-95

Palavras-chave:

Imagem, arte, afeto

Resumo

Este texto é um recorte de meu estudo para doutoramento que teve como problema de pesquisa a seguinte questão: é possível, por meio do sensível, promover uma formação de professores e professoras de Artes com potencial crítico e político? Uma formação para um novo professor e professora que a partir da experiência cria modos de vida e assim cria uma nova aula de Artes? Nele trago reflexões acerca da imagem, especialmente a imagem na arte como exercício do olhar, buscando avançar os limites da cronologia para alcançar a imagem em sua multiplicidade. A partir de autores como Georges Didi-Huberman, Jacques Rancière, Emanuelle Coccia, Gilles Deleuze e Félix Guattari, o texto tem também como objetivo pensar a mobilização que a arte promove como afeto que, de modo reflexivo, promove um novo olhar, um novo ouvir, um novo sentir sobre as coisas do mundo.

Biografia do Autor

  • Aurélia Regina de Souza Honorato, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Pesquisadora na área da arte e da educação. Ênfase nas artes visuais.

    Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Edição

Seção

Artigos