Os espaços de recepção transnacional dos filmes: propostas para uma abordagem semiopragmática

Autores

  • Mahomed Bamba

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v8e22013219-237

Palavras-chave:

Cinema transnacional, Recepção, Cinema africano, Semiopragmática

Resumo

Quais são as determinações contextuais e institucionais que intervêm na recepção transnacional dos filmes? Seguindo uma linha de reflexão que se situa entre as abordagens geopolítica e semiopragmática do cinema contemporâneo, tecemos algumas considerações teóricas e metodológicas sobre os modos de leitura e interpretação do world cinema nos espaços acadêmicos. Revisamos as principais concepções teóricas sobre o fenômeno de “transnacionalidade” cinematográfica. Examinamos a lógica de formação de comunidades de interpretação, os sistemas de valores e os horizontes de expectativas no conjunto heteróclito definido por Elsaesser e Hagener (2010) como “comunidade transnacional de ideias”. Partimos dessa categoria (geográfica e, ao mesmo tempo, teórica) para repensar os estudos do world cinema como um campo de microespaços de comunicação, de recepção e de leitura fílmica (ODIN, 2011). É nessa reconstrução teórica que reavaliamos, por fim, a problemática dos (in)variantes no processo de negociação dos sentidos dos filmes contemporâneos africanos no “espaço discursivo” universitário.

Biografia do Autor

  • Mahomed Bamba
    Doutor em Cinema pela USP-ECA. Professor Adjunto II da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Poscom da Universidade Federal da Bahia – FACOM/UFBA.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Dossiê: Cinemas Mundiais