O ARQUIVO DE BRASILIDADE DA CANÇÃO POPULAR EM FUNCIONAMENTO POÉTICO, POLÍTICO E MIDIÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.59306/rcc.v18e22023%25pPalavras-chave:
canção brasileira, arquivo de brasilidade, semiótica da canção, arqueologia, genealogiaResumo
O artigo propõe um diálogo teórico entre a semiótica da canção, produzida por Luiz Tatit, e a perspectiva dos estudos discursivos foucaultianos para pensar o objeto canção popular brasileira por um ponto de vista arqueológico e genealógico. A partir das noções de dicção convincente, a voz que fala na voz que canta e as triagens ocorridas na história da canção, conforme Tatit, buscamos identificar as séries que definimos como poética, política e midiática no interior do arquivo de brasilidade. A materialidade discursiva da canção demanda uma abordagem que considere os aspectos de uma poética popular de resistência, em convivência e articulação com o processo político e as formas de circulação midiática. As contribuições de Tatit permitem uma articulação com uma visada descontínua da história e os mecanismos de enunciabilidade e funcionamento do arquivo de matriz foucaultiana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Revista Crítica Cultural de http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.