O ARQUIVO DE BRASILIDADE DA CANÇÃO POPULAR EM FUNCIONAMENTO POÉTICO, POLÍTICO E MIDIÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rcc.v18e22023%25p

Palavras-chave:

canção brasileira, arquivo de brasilidade, semiótica da canção, arqueologia, genealogia

Resumo

O artigo propõe um diálogo teórico entre a semiótica da canção, produzida por Luiz Tatit, e a perspectiva dos estudos discursivos foucaultianos para pensar o objeto canção popular brasileira por um ponto de vista arqueológico e genealógico. A partir das noções de dicção convincente, a voz que fala na voz que canta e as triagens ocorridas na história da canção, conforme Tatit, buscamos identificar as séries que definimos como poética, política e midiática no interior do arquivo de brasilidade. A materialidade discursiva da canção demanda uma abordagem que considere os aspectos de uma poética popular de resistência, em convivência e articulação com o processo político e as formas de circulação midiática. As contribuições de Tatit permitem uma articulação com uma visada descontínua da história e os mecanismos de enunciabilidade e funcionamento do arquivo de matriz foucaultiana.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique Varoni de Carvalho, Universidade Federal de São Carlos
    Mestre e Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Gradução em Letras e Linguística da Universidade Federal de São Carlos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2024-03-12

Edição

Seção

Artigos