Discurso na vida e discurso na arte de atuar: contribuições de Vygotski e do círculo de Bakhtin para a análise da prática teatral

Autores

  • Andrea Vieira Zanella
  • Graziele Aline Zonta
  • Kátia Maheirie

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v8e1201327-38

Palavras-chave:

Teatro, Círculo de Bakhtin, Vygotski

Resumo

Este estudo analisa a prática teatral desde considerações teóricas presentes nos textos de Vygotski e do círculo de Bakhtin. Neste viés, a arte é concebida como social, uma forma especial de relação entre criador e contemplador fixada em uma obra, em determinado tempo/espaço. Na arte de atuar, o ator se posiciona exotopicamente com relação ao personagem, dele se aproximando e distanciando para definir seu contorno estético.

Biografia do Autor

  • Andrea Vieira Zanella
    Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora pela Università Degli Studi di Roma La Sapienza, é docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Graziele Aline Zonta
    Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, psicóloga na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Paraná.
  • Kátia Maheirie
    Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutoranda em Educação pela UNICAMP, é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2013-07-22

Edição

Seção

Artigos