Poéticas da responsabilidade no audiovisual latino-americano (1990-2011)

Autores

  • Sebastião Guilherme Albano

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v7e22012327-343

Palavras-chave:

Audiovisual, Poéticas da responsabilidade, Consenso de Washington, América Latina

Resumo

Os processos de produção, distribuição e exibição de filmes latino-americanos nos últimos 25 anos na região e a impossibilidade de se pensar uma teoria do cinema sem nos reportar a uma teoria do cinema como produção social resultaram na denominação poéticas da responsabilidade. A noção enseja dar conta das forças políticas e econômicas que permeiam os regimes estéticos do audiovisual a partir da implementação do Consenso de Washington, o programa neoliberal que orientou o formato social na América Latina nos anos 1990 e 2000. No plano da representação e da mimese, por exemplo, a circunstância significou uma redução do repertório retórico (figuras etc.) e parece haver acentuado a dependência simbólica de audiovisualidades hegemônicas.

Biografia do Autor

  • Sebastião Guilherme Albano
    Professor da graduação em Comunicação e da pós-graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi professor convidado na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), da Universidade de Vigo (Espanha), Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e da University of Texas at Austin (UT). Seu último livro é A imaginação revolucionária. Política, cinema e literatura no México (São Paulo: Annablume, 2011).

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Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Cinema