O JOGO DISCURSIVO ENTRE LITERATURA E FOTOGRAFIA EM MÃO NA LATA E BERRO D’ÁGUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v16e1202119-30

Palavras-chave:

Fotografia, Intertextualidade, Literatura, Memória

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise da intertextualidade e do jogo discursivo entre literatura e fotografia presentes no fotolivro Mão na Lata e Berro D’Água, um ensaio fotográfico produzido em 2006 por um grupo de adolescentes da Favela da Maré, organizado pela fotógrafa Tatiana Altberg e fundamentado na obra de Jorge Amado intitulada A morte e a morte de Quincas Berro D’Água. O fotolivro reúne texto e imagem, palavra e fotografia, em uma ressignificação das memórias do personagem Quincas é do universo onírico presente na narrativa original, representado pela plástica das fotografias pinhole, técnica escolhida pelo grupo para esta releitura. Para esta análise, nos apoiamos nas teorias de autores que versam sobre a hibridização das artes contemporâneas (BRIZUELA, 2014) e a intertextualidade (FIORIN, 2016, NITRINI, 2015 e REIS, 2003), de forma a identificar a relação entre texto e imagem no fotolivro Mão na Lata e Berro D’Água.

Biografia do Autor

  • Karina Koch, Universidade Feevale
    Mestre em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Especialista em Docência Universitária no Século XXI (2019) e Graduada em Fotografia (2019) pela mesma Universidade. Bolsista de aperfeiçoamento científico no Projeto de Pesquisa "Território Nômade: migrações, transições e deslocamentos na fotografia contemporânea".
  • Laura Ribero Rueda, Universidade Feevale

    Doutora em Artes Visuais pela Universitat de Barcelona, Espanha (2013) e Bacharel em Artes Visuais, pela Universidad Tadeo Lozano, Bogotá, Colômbia (2000). Pesquisadora e professora da Universidade Feevale, RS, onde atua como professora permanente no PPG em Processos e Manifestações Culturais e nos cursos de graduação em Artes Visuais e Fotografia. Atualmente é pesquisadora convidada na Universidade de Murcia, Espanha. 

     

  • Daniel Conte, Universidade Feevale
    Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Coordenador do PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana e Mestre em Literatura Comparada pela UFRGS. Professor permanente e pesquisador da Universidade Feevale, atuando no PPG em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa. Professor visitante no PPG-Letras da UFRGS.

Downloads

Publicado

2021-08-19

Edição

Seção

Artigos