Análise do Componente Curricular Vida e Carreira na Universidade do Sul de Santa Catarina
Palavras-chave:
Professores Universitários, Ensino superior, CurrículoResumo
O relato de pesquisa faz parte da área das Ciências da Educação, na temática da pedagogia universitária, especificamente nos eixos de formação continuada e currículo. O objetivo foi identificar as competências pedagógicas utilizadas pelos professores para desenvolver o componente curricular vida e carreira (V&C) dentro do currículo do Ecossistema Ânima de Aprendizagem 2.0 (E2A). Essa investigação foi uma pesquisa explicativa com abordagem qualitativa, um estudo de caso junto a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). O público-alvo foram os professores que atuaram componente curricular V&C na UNISUL. Os instrumentos de coleta de dados foram: formulário de entrevista e questionário. Como resultado, levantamos as características do currículo E2A e do V&C; o perfil do professor que atua no V&C; uma lista de competências pedagógicas utilizadas pelos professores; os instrumentos de avaliação; as necessidades de formação continuada dos professores; as competências socioemocionais desenvolvidas nos estudantes; e nos apontamentos para qualificar o V&C. Concluímos que a pesquisa contribuiu para refletir sobre a implantação do V&C no Currículo E2A na UNISUL e a atuação do docente universitário.
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