A interação em ambientes virtuais de aprendizagem: motivações e interesses dos alunos.

Autores

  • Ana Luisa Mülbert Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Ariane Girondi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alice T. Cybis Pereira Federal de Santa Catarina
  • Marina K. Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

ambiente virtual de aprendizagem, educação a distância, aprendizagem, motivação.

Resumo

A interação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) é fenômeno de substancial importância para o sucesso de programas de ensino a distância. Neste artigo, discutimos sobre as motivações de alunos para interagir por meio de AVAs. A partir dos diálogos desenvolvidos pelos alunos, foram categorizados os seguintes motivos e interesses: (a) dúvidas operacionais, de conteúdo e de avaliação, (b) iniciativas para a colaboração, (c) desejo de afiliação ao grupo, (d) manifestações de afetividade, (e) negociação e conflitos e (f) desejo de privacidade e não supervisão. Os dados coletados correspondem aos diálogos desenvolvidos entre alunos e professores, em um curso superior a distância, submetidos à análise de seu conteúdo em uma abordagem interpretativista.

Downloads

Publicado

2013-11-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A interação em ambientes virtuais de aprendizagem: motivações e interesses dos alunos. (2013). Cadernos Acadêmicos, 4(2). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14073