Pibid Interdisciplinar: contribuições para a formação docente do licenciando

Autores/as

  • Ilisabet Pradi Krames
  • Ana Cristina Bornhausen Cardoso
  • Marilsa Aparecida da Silva

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, PIBID, Interdisciplinaridade.

Resumen

Compreendemos que é objetivo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, a promoção, o planejamento, a execução e a avaliação de atividades educativas que insiram os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre ensino superior e educação básica. Nesse sentido, o presente artigo evidencia a necessidade dos acadêmicos bolsistas PIBID terem oportunidade de conhecer a realidade da escola e o perfil dos alunos nela inseridos, como condição para sua efetiva formação docente. Em seguida, a pesquisa também expõe práticas desenvolvidas no subprojeto interdisciplinar, por licenciandos em História e Pedagogia, na Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. Neste cenário, os licenciandos utilizaram o protocolo de observação, elaboração e aplicação de questionário, bem como o registro e a análise dos dados coletados. Este processo permitiu ao licenciando conhecer melhor a escola e o perfil dos alunos, planejar e vivenciar projetos, eventos, oficinas e demais atividades na perspectiva da interdisciplinaridade, tornando o processo educativo mais significativo e dinâmico.

Publicado

2015-08-28

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Pibid Interdisciplinar: contribuições para a formação docente do licenciando. (2015). Cadernos Acadêmicos, 7(1). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14135