A relação homem-natureza na concepção naturológica: as relações xamânicas

Autores/as

  • Fernanda Lourenço da Silva
  • Roberto Gutterres Marimon

Palabras clave:

Visão Xamânica, Naturologia, Abordagem terapêutica, Xamanismo

Resumen

O presente artigo traz as convicções xamânicas relacionadas à Roda de Medicina, instrumento utilizado nos ritos de cura pelos xamãs. Procura resgatar os aspectos da subjetividade humana no processo de recuperação da saúde a partir da descrição do movimento da Roda de Medicina. Para tanto, procura, a partir das conexões xamânicas, os quatro aspectos básicos da relação do homem com a natureza, com a intenção de compreender o olhar xamânico da Roda de Medicina na manifestação da essência humana. Nesse contexto, objetivou-se conectar o pensamento xamânico aos propósitos da abordagem terapêutica naturológica, apontando a natureza dos conflitos humanos, no sentido de se lograr o bem-estar a partir do respeito ao próprio ritmo e, consequentemente, a manifestação do poder pessoal.

Biografía del autor/a

  • Fernanda Lourenço da Silva
    Naturóloga formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL
  • Roberto Gutterres Marimon
    Professor Orientador do Curso de Naturologia Aplicada da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. Mestre em Engenharia de Produção – Gestão Ambiental e Ecopsicologia – UFSC. Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca. 88132-000 Palhoça- SC.

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A relação homem-natureza na concepção naturológica: as relações xamânicas. (2011). Cadernos Acadêmicos, 3(2). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14036