Mente humana: um estudo comparativo inicial entre a ciência cognitiva ocidental e a medicina tradicional chinesa

Autores/as

  • Roberto Pacheco Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Leandro Alberto Grassi

Palabras clave:

Mente, Medicina Tradicional Chinesa, Ciência Cognitiva Ocidental

Resumen

Esse artigo de revisão discute a mente humana nas visões da Ciência Cognitiva Oci-dental (CCO) e da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), buscando fazer uma análise comparativa capaz de contribuir para os debates acerca do conceito de mente hu-mana. Constatou-se que, na visão da CCO, mente é teorizada a partir da noção cogni-tivista, conexionista e da enacção. Na MTC, não existe uma palavra para designar mente, sendo que Shen é utilizada no Ocidente como sinônimo desta. As principais diferenças da MTC para a CCO são de que Shen (mente) não significa oposição ao corpo e, também, não implica em uma relação de causalidade direta com o encéfalo. Mente, para a CCO, e Shen, para a MTC, podem se referir ao(s) mesmo(s) fenôme-no(s), mas envolvem observações e experiências diferentes sobre este(s).

Biografía del autor/a

  • Roberto Pacheco, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Fonoaudiólogo. Mestre em Ciências da Linguagem. Especialista em Terapêutica Tradicional Chinesa pela Universidade do Sul de Santa Catarina – 2011.
  • Leandro Alberto Grassi
    Enfermeiro. Especialista em Terapêutica Tradicional Chinesa pela Universidade do Sul de Santa Catari-na - 2011.

Publicado

2011-10-03

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Mente humana: um estudo comparativo inicial entre a ciência cognitiva ocidental e a medicina tradicional chinesa. (2011). Cadernos Acadêmicos, 3(1). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14030