A gestão pedagógica dos cursos de graduação

Autores/as

  • Regina Maria Gubert Ehrensperger Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Albertina Felisbino Universidade do Sul de Santa Catarina

Palabras clave:

Ensino superior, Planejamento Educacional, Gestão, Gestão pedagógica, Assistência pedagógica

Resumen

A Universidade do Sul de Santa Catarina vem buscando a qualificação da gestão pedagógica no ensino de graduação através de várias ações que se manifestam desde seu início como instituição de ensino superior e que se expressam mais concretamente a partir de 1993 com a discussão do Projeto Pedagógico Institucional e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação. Esse percurso tem gerado expressivos avanços e está registrado em diversos documentos e programas institucionais que foram criados e consolidados ao longo desse tempo, tais como as discussões sobre as premissas do Projeto Pedagógico Institucional, sobre projetos pedagógicos de cursos, sobre avaliação de aprendizagem, dentre outras. Ao longo dessa trajetória foi detectada a necessidade de o coordenador do curso de graduação ter um suporte relativo aos aspectos pedagógicos posto que, grande parte deles, mesmo que atuando com motivação e empenho, por não terem formação pedagógica, muitas vezes têm dificuldades para dar encaminhamento a questões do cotidiano dos cursos. Esta necessidade foi avaliada tecnicamente e, a partir de seu dimensionamento, foi proposta à Pró-Reitoria Acadêmica, pela Diretoria de Graduação, a implementação de um programa - o Programa de Assistência Pedagógica – a ser desenvolvido por um corpo de profissionais com formação e perfil específicos para a atuação nesta área. Nesse texto nos propomos a traçar um resgate histórico do surgimento desta função : de como ela foi concebida; da implantação piloto ; da avaliação realizada e da expansão do Programa a todos os cursos de graduação da universidade e do estágio atual em que se encontra o processo. Registra, ainda, as etapas percorridas e os principais resultados até agora alcançados e que apontam para o acerto da decisão institucional posto que registra-se um aprofundamento das discussões e planejamento das ações pedagógicas do coletivo dos professores que atuam nos cursos de graduação.

Publicado

2010-08-20

Número

Sección

Artigos