Panorama do uso de métodos quantitativos em pesquisas sobre educação financeira

Authors

Keywords:

Métodos quantitativos, Estatística, Educação financeira

Abstract

O objetivo da presente pesquisa é fornecer um panorama sobre o uso de métodos quantitativos em pesquisas sobre educação financeira. Nesse sentido, trata-se de uma revisão sistemática de literatura com uma amostra composta por 13 artigos. Trata-se, ainda, de uma análise bibliográfica, cujos resultados mostraram que a técnica estatística mais utilizada foi a estatística descritiva, adotada em 26,9% da amostra, seguida da Análise de Regressão Múltipla, usada em 23,1% e da Análise da Variância – ANOVA (11,5%). Os resultados mostraram, ainda, ser o questionário o instrumento de coleta de dados mais utilizado, sendo aplicado em 12 dos 13 artigos analisados, sendo que, para construção dos questionários, houve predominância do uso da escala Likert de 5 pontos (30,8%). Já o software mais utilizado para as análises foi o SPSS, com 4 registros. As contribuições geradas neste estudo buscaram ampliar a compreensão sobre o uso de métodos quantitativos em pesquisas na temática, tendo em vista a importância do emprego das técnicas adequadas, pois esta é uma das maiores causas de rejeição de artigos submetidos para publicação em periódicos. Além disso, o presente artigo aponta alguns direcionamentos, que podem auxiliar em futuros estudos.

Author Biographies

  • André Fabiano dos Santos, Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

    André Fabiano dos Santos
    Mestrando em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL
    Bacharel em Administração pela Fundação Educacional Machado de Assis - FEMA
    Av. Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça - SC, 88137-270
    [email protected]
    https://orcid.org/0009-0004-5016-3235
    http://lattes.cnpq.br/1458069854508780

  • Sandro Vieira Soares, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

    Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP
    Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL e Pesquisador do Instituto Ânima - IA
    Av. Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça - SC, 88137-270
    [email protected]
    https://orcid.org/0000-0001-7076-4936
    http://lattes.cnpq.br/0428315375726151

  • Cristina Martins, Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

    Cristina Martins
    Doutora em Administração pela UFSC
    Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL
    Av. Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça - SC, 88137-270
    [email protected]
    https://orcid.org/0000-0001-8635-0981
    http://lattes.cnpq.br/9718864178874185

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Published

2023-07-06

How to Cite

Panorama do uso de métodos quantitativos em pesquisas sobre educação financeira. (2023). Cadernos Acadêmicos, 9(1). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/20006