O uso de vídeos como recurso pedagógico para o ensino de Física: uma experiência do programa Pibid no Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia

Authors

  • Fábio Muchenski
  • Gregory Beilner

Keywords:

Vídeos, Ensino de Física, Descarga atmosférica.

Abstract

Atualmente existe uma grande dificuldade em manter a atenção dos alunos durante uma aula de Física. O celular e as redes sociais têm exercido forte influência no ritmo dos alunos de maneira geral, e não apenas nos adolescentes. Este trabalho buscou mostrar que o uso de vídeos obtidos da internet pode contribuir no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos de Física. Os vídeos foram aplicados em duas turmas dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e Alimentos do IFC Catarinense – Campus Concórdia. Eles mostraram os problemas causados pelas tempestades no Brasil e, também, as formas de proteção e o que é mito ou verdade no que diz respeito às descargas atmosféricas. A atividade realizada com os vídeos se baseou na aplicação de questões discursivas. As mesmas questões foram entregues antes e depois das exposições dos vídeos. Ao longo da sessão audiovisual, os alunos eram submetidos a discussões sobre os temas relacionados aos conteúdos, principalmente da eletrostática. Um aluno bolsista do PIBID/Física, proveniente do curso de Física-Licenciatura do próprio Campus em que o trabalho foi realizado, acompanhou as turmas durante a exposição dos vídeos. Dentre alguns resultados, a atividade se mostrou proveitosa, pois verificamos que o uso de vídeos pode fazer com que os alunos se concentrem mais durante a aula.

Published

2015-08-28

Issue

Section

Artigos

How to Cite

O uso de vídeos como recurso pedagógico para o ensino de Física: uma experiência do programa Pibid no Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia. (2015). Cadernos Acadêmicos, 7(1). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14134