Monitoria no estágio básico de observação do comportamento: aprender ensinando

Authors

  • Camila Felipe Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Nádia Kienen

Keywords:

Monitoria, Estágio Básico, Análise do Comportamento.

Abstract

A monitoria é uma atividade extracurricular oferecida em cursos de nível superior e é devidamente regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. A monitoria propicia ao aluno-monitor aprendizagens fundamentais relativas à prática docente e ao desenvolvimento de comportamentos acadêmicos e profissionais; aos alunos da disciplina assistência no processo de aprendizagem e ao professor apoio no processo de ensino. Ou seja, o monitor realiza ações de mediação do processo ensino-aprendizagem entre professor e alunos. Considerando a necessidade de que o ensino esteja voltado ao desenvolvimento de comportamentos (comumente denominados competências e habilidades) para que o futuro profissional esteja capacitado a atuar sobre a realidade com a qual se defrontará depois de formado, os Estágios Básicos existentes no curso de Psicologia são uma alternativa que possibilita a articulação entre o conhecimento existente e a prática profissional. No caso específico da atividade de monitoria do Estágio Básico de Observação do Comportamento, a monitora teve oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos no que se refere ao processo de produzir conhecimento por meio da observação direta do comportamento, além de desenvolver comportamentos para o ensino em Psicologia, fundamentais para prática de profissionais na área da Psicologia.

Author Biographies

  • Camila Felipe, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
    Psicologia; Análise do Comportamento
  • Nádia Kienen
    Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e docente da Universidade Estadual de Londrina – UEL

Published

2012-12-12

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Monitoria no estágio básico de observação do comportamento: aprender ensinando. (2012). Cadernos Acadêmicos, 4(1). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14048