A gestão do estágio curricular supervisionado em Pedagogia a distância por meio das tecnologias de informação e comunicação

Authors

  • Daniela E. Monteiro Will UNISUL

Keywords:

Estágio curricular supervisionado, pedagogia a distância, educação on-line

Abstract

O Curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade do Sul de Santa Catarina é ofertado desde 2007 no modelo de educação on-line, sem encontros presenciais. Toda a gestão do processo educacional é realizada pela sede, no Campus Virtual da Unisul na cidade de Palhoça, Estado de Santa Catarina. A característica de virtualidade do Curso, entre outras, fez com que fosse desenvolvida uma metodologia específica para o desenvolvimento das práticas de estágio supervisionado, as quais são realizadas pelos alunos de forma presencial, mas necessitavam de uma gestão a distância, efetivada por meio das tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, este artigo apresenta e discute como esta metodologia foi desenvolvida visando tornar concretas as práticas de estágio curricular e supervisionado do Curso de Pedagogia EAD da Unisul. Para isso, apresentamos o modelo didático-pedagógico pelo qual o Curso é executado na Unisul e a metodologia desenvolvida para a gestão, a distância, das práticas de estágio e sua relação com o contexto mais amplo no qual o curso de Pedagogia e os estágios supervisionados se inserem no Brasil.

Author Biography

  • Daniela E. Monteiro Will, UNISUL
    Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UFSC. Coordenadora de Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia EAD da Unisul. Coordenadora da Pós-graduação lato sensu no Campus Virtual

Published

2012-12-12

Issue

Section

Artigos

How to Cite

A gestão do estágio curricular supervisionado em Pedagogia a distância por meio das tecnologias de informação e comunicação. (2012). Cadernos Acadêmicos, 4(1). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14045