Monitoria universitária: a experiência da disciplina de exercícios terapêuticos do Curso de Fisioterapia

Authors

  • Flavia Wagner UNISUL
  • Inês Alessandra Xavier Lima UNISUL
  • Bruna Lenfers Turnes UNISUL

Keywords:

Monitoria, Ensino Superior, Fisioterapia

Abstract

O principal objetivo deste estudo foi contextualizar o Programa de Monitoria da Universidade do Sul de Santa Catarina e refletir sobre a experiência da monitoria na disciplina Exercícios Terapêuticos, pertencente ao Curso de Fisioterapia, situado na Unidade Acadêmica Saúde e Bem Estar Social, localizado no Campus da Grande Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. O quadro resultante indica que a universidade possui um Programa de Monitoria dinâmico e organizado, que é analisado constantemente de forma dialógica e coletiva, porém ainda possui o desafio de desburocratizar seu processo administrativo para fortalecer ainda mais o seu lado pedagógico. Necessita melhorar o acompanhamento e a reflexão sobre o processo de avaliação; de aproximar as atividades de monitoria da pesquisa e da extensão; de estimular professores e alunos a ampliarem o número de publicações científicas sobre o trabalho da monitoria. Nos resultados da análise sobre a experiência da disciplina, percebemos que o monitor desempenha atividades diversas que refletem positivamente em sua vida acadêmica, embora encontrem dificuldades, como: lidar com o desinteresse dos alunos em buscar o atendimento da monitoria que por vezes gera ociosidade no trabalho do monitor e a impossibilidade de assistir as aulas do professor devido a sobreposição dos horários de aula. Em contrapartida, percebemos o interesse do monitor em aprofundar o conhecimento sobre a disciplina e desenvolver habilidades para o futuro exercício da docência. Assim o monitor tem contribuído para realizar um atendimento individualizado e auxiliado a qualificar o processo da aprendizagem de outros alunos. Aprende a lidar com as pessoas e com diferentes situações, tornando-se mais ágil e perspicaz na hora de tomar decisões importantes. Porém, ainda é preciso avançar numa postura mais ativa dos monitores frente a ausência de monitorado para atendimento. Pois apesar de muitos alunos reconhecerem a importância da monitoria, no entanto acabam não frequentando. Por fim, compreendemos que esse estudo aponta temas para futuras pesquisas para investigar: os motivos que levaram os alunos a serem monitores; as atitudes ou cuidados em relação aos estudantes que dizem não querer aprender; as contribuições que a monitoria deu para sua formação profissional.

Author Biography

  • Flavia Wagner, UNISUL
    Possui Graduação em Pedagogia - Orientação Educacional, pelo Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2000), Especialista em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-2002), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2004) e Doutoranda pela Universidade de Lisboa (UL-2011). Trabalha com assessoria e consultoria pedagógica nas instituições educacionais da educação básica e do ensino superior. Atualmente sua principal atividade é ser Docente e Assistente Pedagógica no Ensino Superior, nos Cursos de Graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL-desde 2005). Realiza ações pedagógicas com base na elaboração de Projetos Pedagógicos dos Cursos, orienta Coordenadores, Professores e Estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Atua, como professora de Pós-Graduação nos Cursos de Graduação e Lato Sensu da Área da Educação. Vem pesquisando e atuando principalmente nas seguintes áreas de conhecimento: Curriculo do Ensino Superior, Competências e Formação dos Professores Universitários.

Published

2012-12-12

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Monitoria universitária: a experiência da disciplina de exercícios terapêuticos do Curso de Fisioterapia. (2012). Cadernos Acadêmicos, 4(1). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14044