A situação socioeconômica e profissional dos naturólogos no Brasil

Authors

  • Sarah Souza Conceição
  • Daniel Mauricio de Oliveira Rodrigues

Keywords:

Situação socioeconômica, Situação profissional, Naturologia, Naturólogos no Brasil

Abstract

Objetivou-se descrever a situação socioeconômica e profissional dos naturólogos no Brasil. Trata-se de um estudo transversal e descritivo de natureza quantitativa com abrangência nacional, realizado entre o período de Março e Maio de 2011. A amostra foi constituída por 166 naturólogos, considerando um erro amostral de 8%. A obtenção dos dados deu-se por meio de questionário. Os resultados demonstram que a grande maioria destes profissionais (82,4%) está atuando diretamente com a prática naturológica. O setor privado é o que possui a maior quantidade de naturólogos (94,7%), sendo os consultórios o local de maior atuação, conforme 51,8% dos pesquisados relataram. A renda mensal obtida através da atividade naturológica é de R$1.000,00 até R$ 2.000,00. Observou-se, também, que a regulamentação da profissão é um fator imprescindível para a consolidação da prática naturológica.

Author Biography

  • Daniel Mauricio de Oliveira Rodrigues
    Naturólogo. Especialista em Medicina Tradicional Chinesa. Pós-graduando em Estética Facial e Corporal pela Univali. Mestrando em Epidemiologia – Saúde Coletiva pela UFSC. Professor do Curso de Naturologia Aplicada e Enfermagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Published

2011-10-03

Issue

Section

Artigos

How to Cite

A situação socioeconômica e profissional dos naturólogos no Brasil. (2011). Cadernos Acadêmicos, 3(1). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14027