O diálogo entre o exame nacional de desempenho dos estudantes e as práticas pedagógicas nos cursos da saúde

Authors

  • Alzira Isabel Rosa Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Flávia Wagner Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Ilse Lisiane Viertel Vieira Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Jacqueline Marlene Gil Lucio Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Priscila Mantovani Nocetti Ribeiro Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Raquel Stela de Sá Universidade do Sul de Santa Catarina

Keywords:

ENADE, Área da saúde, Práticas pedagógicas

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar as ações que a Universidade do Sul de Santa Catarina desenvolveu a partir da análise dos relatórios do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2007, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira sobre o desempenho dos Cursos de: Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Unisul. Optou-se pela metodologia participativa, que envolveu gestores, professores e estudantes, para realizar análise, discussões e tomada de decisões. A partir da análise qualitativa dos relatórios desenvolveu-se as seguintes ações: a) incentivo a leitura; b) fortalecimento de projetos integradores; c) ampliação da oferta do programa de formação continuada docente; d) orientações para elaboração de provas; e e) avaliação por resolução de problemas. Os resultados mostram que o desenvolvimento destas ações intensificou o debate sobre a política de avaliação externa, o aperfeiçoamento de práticas educacionais, e a reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos.

Published

2011-03-21

Issue

Section

Artigos

How to Cite

O diálogo entre o exame nacional de desempenho dos estudantes e as práticas pedagógicas nos cursos da saúde. (2011). Cadernos Acadêmicos, 2(2). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14021