O cinema na disciplina leitura e produção textual: a motivação do audiovisual na construção do texto no curso de Direito
Keywords:
Cinema na educação, Leitura e produção textual, Ensino do Direito, Recurso audiovisualAbstract
O presente artigo apresenta o relato da experiência do uso do cinema em sala de aula presencial como recurso didático. A estratégia integra o plano de técnicas criativas da disciplina Leitura e Produção Textual para a construção do texto no curso de Direito. O objetivo é mostrar como acontece o trabalho com o uso do cinema para o aprimoramento dos mecanismos sensoriais nos acadêmicos participantes e mudanças na redação de textos jurídicos e, ainda, apresentar estratégias aos professores que desejam trabalhar com o recurso audiovisual, no caso, o cinema. O texto sugere ainda algumas películas que podem ser assistidas em sala de aula, mesmo estas não tendo temática própria do Direito. Assim, com o uso do cinema em sala de aula, os acadêmicos e professores percebem a construção da narrativa cinematográfica em determinado contexto, avaliam, criticam e identificam elementos que trazem reflexões sobre a vida em sociedade e sobre as possíveis produções textuais, além das noções básicas de audiovisual em suas formações.Downloads
Published
2010-08-20
Issue
Section
Artigos
How to Cite
O cinema na disciplina leitura e produção textual: a motivação do audiovisual na construção do texto no curso de Direito. (2010). Cadernos Acadêmicos, 1(2). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/13998