APRENDER A LER BRINCANDO:

O LÚDICO COMO RECURSO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA

Autores

Palavras-chave:

Lúdico, Ensino, Aprendizagem, ALFABETIZAÇÃO

Resumo

A prática pedagógica para a aprendizagem é resultado de aspectos históricos, culturais e de políticas públicas que que se constituem dentro de sistema educacional. A Ludicidade é um elemento cuja metodologia é adaptada a? realidade dos discente e pode ser, desde a educação infantil, utilizada pelos docentes para a integração social, formatação do raciocínio lógico, desenvolvimento cognitivo dentre outras vantagens que colaboram para a alfabetização. Assim, este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da ludicidade para a alfabetização; destacar, a partir do estado da arte e realizar, mediante a revisão bibliográfica acerca da temática da aprendizagem lúdica, a partir dos anos de 2000, destacar como a literatura tem abordado  a leitura no processo de aprendizagem. Essa pesquisa, trata-se, portanto de uma revisão da literatura que pretende responder a seguinte questão problema: como os jogos e brincadeiras podem servir de ferramenta para o ensino da leitura? Considerando-se a seguinte hipótese: o domínio leitura e escrita são promotores do desenvolvimento pessoal desde a educação infantil, sendo necessária a adoção dessas práticas na escola como contribuição da alfabetização somadas aos anseios e necessidades da criança. Por fim, as contribuições deste estudo possibilitaram fazer uma reflexão sistemática sobre a ludicidade, mediante as contribuições científicas atinentes a este recurso indispensável na alfabetização e as tendências e características das brincadeiras, dos jogos e dos games no processo ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

  • SRTA, IFGOIANO URUTAÍ-GO

    GRADUADA EM PEDAGOGIA IFGOIANO CAMPUS URUTAÍ

  • SRA, IFGOIANO URUTAÍ-GO

    Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2011). Especialização em História Regional (2006), Psicopedagogia Clínica e Institucional (2016) Mestra em História pela Universidade Federal de Goiás Regional Catalão -UFCAT,

  • MALLU DE MENDONÇA BARROS, UNIFASAM, UFG, FAP

    Ampla experiência como Docente universitária em disciplinas de Administração Geral e Pública em cursos de graduação e pós-graduação  com foco em Negócios e Gestão. Atuação em pesquisas de Gestão Ambiental, Agronegócio; Inúmeras participações em eventos voltados para apresentação e submissão de publicações científicas como: capítulos de livro, Ebook e artigos em publicações com estrato Qualis C, B e A3 (Artigos publicados em periódicos Nacionais e internacionais); Atuação como mentora de produção científica para desenvolvimento de e performance em Projetos de Pesquisa, Artigos Científicos, Comunicados Técnicos, Trabalho de Conclusão de Curso, ingresso no mestrado e doutorado; Bolsista em programas de agronegócio e desenvolvimento Sustentável EMBRAPA, FUNARBE Universidade de Notingham  UK como pesquisadora de programas de eficiência e inovação em agronegócios e gestão ambiental em sistemas de integração; Organização e mediação de eventos como: mesas redondas, palestras e seminários com ênfase em Gestão, Agronegócio e Meio Ambiente.

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Publicado

2023-02-15

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Artigos

Como Citar

APRENDER A LER BRINCANDO:: O LÚDICO COMO RECURSO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA . (2023). Cadernos Acadêmicos, 9(1). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/18689