PROESDE INCENTIVA ACADÊMICOS A PROMOVER O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DE CASO UnC CONCÓRDIA

Autores

  • Camila Cristina Haefliger UNC
  • Marciane Daíse Weaden UNC
  • Camila Candeia Paz Fachi UNC
  • Gabriel Bonetto Bampi

Palavras-chave:

Desenvolvimento. Extensão. Informação.

Resumo

O Desenvolvimento Regional vem ganhando cada vez mais espaço no meio acadêmico. Frente a isso, o Governo do Estado de SC criou o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional, o qual consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação do cidadão, capaz de intervir nas políticas públicas, mediante articulação entre a formação acadêmica do aluno com o desenvolvimento socioeconômico da região. A edição de 2014 do PROESDE na UnC, Campus Concórdia, ocorreu em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia, abrangendo 7 municípios e um total de 32 alunos envolvidos, dos cursos de Engenharia Civil, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária e Sistemas de Informação. Durante o período do Curso de Extensão em Desenvolvimento Regional, os acadêmicos tiveram a oportunidade de compreender as políticas públicas, bem como sua inserção no desenvolvimento da região. Ao final do curso, os acadêmicos desenvolveram projetos na sua área de estudo, mas com foco em ações aplicáveis na região, promovendo assim a prática do desenvolvimento regional. Como resultado deste importante projeto, o trabalho intitulado “Sistematização dos dados demográficos do IBGE da região da AMAUC: A visibilidade como foco de Desenvolvimento” foi selecionado para participar do Seminário Regional, organizado pela Secretaria de Estado da Educação-SED. O trabalho aborda a importância da organização das informações demográficas dos municípios da região da AMAUC, como forma fundamental de dar visibilidade às comunidades locais. Além disso, o projeto aponta mecanismos que podem contribuir para o desenvolvimento regional através da sistematização da informação.

Biografia do Autor

  • Camila Cristina Haefliger, UNC

     

     

     


     

  • Camila Candeia Paz Fachi, UNC

     

     

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Como Citar

PROESDE INCENTIVA ACADÊMICOS A PROMOVER O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DE CASO UnC CONCÓRDIA. (2014). Cadernos Acadêmicos, 6(2). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14129