PROESDE: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - SC.

Autores

  • Geraldo Augusto Locks
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Palavras-chave:

Programa de Extensão em Educação Superior. Desenvolvimento Regional. Políticas Públicas. Cidadania.

Resumo

Este relato traz a experiência de institucionalização e desenvolvimento do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), refletida pela coordenação do curso e estudantes. Inicialmente descrevemos alguns elementos do contexto de atuação da Universidade. Depois analisamos a gênese, desenvolvimento, alterações realizadas no Curso a partir de 2013 e o significado político pedagógico do Programa mantido pela parceria da Secretaria de Estado da Educação, as Secretarias Regionais de Estado (SDR) de Lages e São Joaquim e a Uniplac. A avaliação do PROESDE pelos estudantes é positiva e os resultados obtidos são relevantes, com destaque para a realização dos Seminários Regional e Estadual quando gestores educacionais, professores, estudantes, agentes de desenvolvimento da sociedade civil e do Estado trocam conhecimentos e refletem sobre políticas públicas, projetos e práticas sociais voltadas para o desenvolvimento regional. O PROESDE, mesmo sofrendo alterações estruturais no seu projeto pedagógico em relação a sua origem, proporciona a permanência do estudante em seu curso de graduação e agrega novos conhecimentos relacionados com a formação profissional e o desenvolvimento da região. Destaca-se ainda neste relato a construção de parceria internacional com a Universidade Três de Fevereiro de Buenos Aires, Argentina que se mostra interessada em inserir um programa de extensão similar ao do PROESDE por meio de convênio com Universidade do Planalto Catarinense, Secretaria Estadual de Educação/Programa de Educação Superior e com o Governo da Província de Buenos Aires

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Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PROESDE: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - SC. (2014). Cadernos Acadêmicos, 6(2). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14111