Relatos de experiências dos estágios supervisionados em Matemática na UnisulVirtual

Autores

  • José Humberto Tolêdo UNISUL
  • Mario Selhorst
  • Rosana Camilo da Rosa
  • Solange Muller Uliano

Palavras-chave:

Estágio supervisionado em matemática, Observação de práticas pedagógicas, Exercício da docência.

Resumo

Nesse artigo apresentamos como o estágio supervisionado é realizado no curso de Matemática, modalidade a distância, da UnisulVirtual. O estágio é realizado em dois módulos sendo o primeiro no ensino fundamental com observação e regência de aulas em uma turma de matemática e o segundo com a observação e regência de aulas de matemática em uma turma do ensino médio. A partir dos relatos dos alunos estagiários fica evidente a importância dos estágios para a formação do futuro professor, pois proporciona ao acadêmico o contato direto com os agentes que estão envolvidos no processo ensino-aprendizagem como: aluno, professor da escola campo de estágio; professor orientador da universidade e agentes administrativos. Além disso, oportuniza ainda, a observação da prática pedagógica dos professores e promove possibilidades de aplicação de novas práticas que possam auxiliar no ensino-aprendizagem da matemática.

Biografia do Autor

  • José Humberto Tolêdo, UNISUL
    Matemática
  • Mario Selhorst
    Licenciado em Matemática. Mestre em Engenharia de Produção. Professor do Estágio Supervisionado em Matemática II do Curso de Matemática Licenciatura da UnisulVirtual
  • Rosana Camilo da Rosa
    Licenciada em Matemática. Mestre em Engenharia de Produção. Professora do Estágio Supervisionado em Matemática I do Curso de Matemática Licenciatura da UnisulVirtual
  • Solange Muller Uliano
    Licenciada em Matemática. Mestre em Educação. Professora do Estágio Supervisionado em Matemática I do Curso de Matemática Licenciatura da UnisulVirtual

Downloads

Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Relatos de experiências dos estágios supervisionados em Matemática na UnisulVirtual. (2012). Cadernos Acadêmicos, 4(1). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14050