Relato de experiência na atividade de monitoria desenvolvida na disciplina de estágio básico de observação do desenvolvimento: um texto que se escreve a quatro mãos

Autores

  • Joyce Lúcia Abreu Pereira Oliveira Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Simone Vieira de Souza Universidade do Sul de Santa Catarina

Palavras-chave:

monitoria, estágio básico, formação acadêmica

Resumo

Este artigo descreve a experiência de monitoria no Estágio Básico de Observação do Desenvolvimento vinculado ao Curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus Pedra Branca, no município de Palhoça, estado de Santa Catarina. Compreende-se a atividade de monitoria como uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação acadêmica, nesse sentido, será apresentada a dinâmica processual de organização e desenvolvimento das atividades de monitoria e sua configuração ao longo de três semestres consecutivos - primeiro e segundo semestres de  2011 e primeiro semestre de 2012. A escrita se deu por meio do diálogo e parceria entre a monitora e a professora do referido estágio objetivando expressar a reflexão que o processo vivido produziu nessa prática específica da formação acadêmica.

Biografia do Autor

  • Joyce Lúcia Abreu Pereira Oliveira, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina e acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina

  • Simone Vieira de Souza, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Psicologia pela UFPR e professora do Curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Relato de experiência na atividade de monitoria desenvolvida na disciplina de estágio básico de observação do desenvolvimento: um texto que se escreve a quatro mãos. (2012). Cadernos Acadêmicos, 4(1). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14047