O gênero jornal na sala de aula: combate ao analfabetismo funcional no DS

Autores

  • André Henrique Nunes do Carmo
  • Mariléia Silva dos Reis Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Letramento, Gêneros textuais jornalísticos, Apoio didático

Resumo

O artigo ‘O jornal na sala de aula: combate ao analfabetismo funcional no Diário do Sul’ (PI-BIC 2008/2009) tem como propostas a análise e a descrição de atividades de compreensão leitora sobre o modo como se organizam estruturalmente os multigêneros constituintes de um jornal, aplicadas a sujeitos-alunos de 8ª série do ensino fundamental, em duas escolas de Tu-barão (SC). Compreende-se letramento como a capacidade de exercício de práticas sociais de escrita, para o exercício pleno de cidadania; por isso, a motivação do uso do jornal em sala de aula, como suporte de atividades pedagógicas. A pesquisa teve o apoio do projeto “Informan-do o cidadão do futuro” do jornal Diário do Sul (DS): no ano de 2009, este projeto estendeu-se a 11 (onze) escolas do município. Para determinar o perfil nas habilidades de leitura, os sujeitos foram avaliados segundo os dados do Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (I-NAF/2001). A elaboração das atividades do instrumento de avaliação tomou como referência os cinco níveis de complexidade adotados no teste PISA (2001).

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Publicado

2010-10-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O gênero jornal na sala de aula: combate ao analfabetismo funcional no DS. (2010). Cadernos Acadêmicos, 2(1). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14007