COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR: UMA ANÁLISE COM EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA IES CONVENIADA À FGV
Palavras-chave:
Metacompetências, Administração, Ensino, ComunicaçãoResumo
A sociedade e o mercado de trabalho estão em constante evolução, exigindo que os profissionais de administração sejam flexíveis e estejam sempre se atualizando. As organizações procuram pessoas capacitadas e que se ajustam às mudanças, fazendo, assim, que o desenvolvimento de competências seja uma prioridade no processo de formação do profissional. Nesse sentido, as instituições de ensino superior têm um papel fundamental na formação de administradores competentes, aplicando estratégias de aprendizagem que proporcionem aos alunos o desenvolvimento das competências demandadas pelo mercado de trabalho. O presente artigo tem como objetivo identificar as competências do administrador na percepção de um empreendedor de sucesso de um curso de bacharelado em administração de uma IES conveniada à FGV. Para tanto, como teoria de base, foi utilizado o modelo de metacompetências profissionais de Cheetham e Chivers, as agrupam em comunicação, autodesenvolvimento, criatividade e análise e resolução de problemas. Os procedimentos metodológicos utilizados são pesquisa exploratória e qualitativa, através de entrevista com uma egressa do curso de administração conveniada FGV que atua no ramo de calçados de moda. Como resultado, notou-se a insuficiência no desenvolvimento da competência de comunicação durante a graduação em Administração.