CAPACIDADES DINÂMICAS DE INOVAÇÃO NO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO

Autores

  • Mirian Magnus Machado Centro Universitário UNISOCIESC
  • Michael Samir Dalfovo Centro Universitário UNISOCIESC
  • Caio Henrique Hahnemann de Souza Kraetzer Centro Universitário UNISOCIESC
  • Matheus Idésio Centro Universitário UNISOCIESC

Palavras-chave:

Capacidades Dinâmicas, Capacidades Dinâmicas de Inovação, Inovação, Gestão de Inovação, Gestão Tecnológica

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo caracterizar a presença das dimensões que influenciam as Capacidades Dinâmicas em inovação nas Cooperativas de Crédito inseridas na região Sul do país. A partir de uma revisão da literatura, fundamentou-se os conceitos de Capacidades Dinâmicas nas organizações, com ênfase na Capacidade de Inovação. O procedimento metodológico utilizado foi de pesquisa exploratória, aplicada na Cooperativa Central de Crédito, com 3 gestores de diferentes áreas de atuação. Os resultados evidenciaram a percepção positiva da presença de Capacidades Dinâmicas de Inovação na Cooperativa de Crédito, amplamente influenciada pelas dimensões de Intenção Estratégica, Gestão Tecnológica, Gestão de Projetos e Conhecimento do cooperado e mercado. O valor deste estudo está na apresentação das percepções dos líderes frente ao tema tão relevante, e serve como um impulsionador para que demais organizações e Cooperativas de Crédito atentem para a Inovação como uma prática estratégica e vital para a empresa.

Biografia do Autor

  • Mirian Magnus Machado, Centro Universitário UNISOCIESC

    Professora e Pesquisador

  • Michael Samir Dalfovo, Centro Universitário UNISOCIESC

    Professor e Pesquisador

  • Caio Henrique Hahnemann de Souza Kraetzer, Centro Universitário UNISOCIESC

    Academico de Administração

  • Matheus Idésio, Centro Universitário UNISOCIESC

    Academico de Administração

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

CAPACIDADES DINÂMICAS DE INOVAÇÃO NO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO. (2023). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 17(2), 93-119. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/25746