MINIMALISMO UM ESTILO DE VIDA PARA PESSOAS E NEGÓCIOS: UMA ANÁLISE DOS VÍDEOS MAIS VISTOS NO BRASIL PELA PLATAFORMA YOUTUBE

Autores

  • Samuel Camargo Pinheiro Centro Universitário UNISOCIESC
  • Michael Samir Dalfovo Centro Universitário UNISOCIESC
  • Mirian Magnus Machado Centro Universitário UNISOCIESC

Palavras-chave:

Minimalismo, Sustentabilidade, Simplicidade, Essencial, Necessidade

Resumo

O minimalismo é essencialmente a capacidade do ser humano encontrar no dia a dia o condicionamento interno para uma vida feliz e simples. O consumo sustentável depende da capacidade do indivíduo em optar pela compra consciente, no qual direciona as atitudes de consumo para uma necessidade real pensando no bem estar da sociedade. Frente a essa mudança de comportamento e consciência o objetivo deste estudo está em analisar o minimalismo por meio dos vídeos com maior visualização no Brasil pela plataforma YouTube. A pesquisa exploratória, qualitativa se deu pela técnica de observação e pela análise de conteúdo. O texto contém ferramentas para identificar quais os impactos que uma vida minimalista e sustentável podem gerar no indivíduo e como é possível viver com essa simplicidade voluntária em um mundo dominado por pressões de consumo social. Entender os números que crescem por trás desse movimento  e como ganha tanta força no Brasil, por fim, refletir qual o posicionamento dos principais autores  viralizados na plataforma de vídeo youtube sobre minimalismo.

Biografia do Autor

  • Samuel Camargo Pinheiro, Centro Universitário UNISOCIESC

    Academico de Administração

  • Michael Samir Dalfovo, Centro Universitário UNISOCIESC

    Professor e Pesquisador

  • Mirian Magnus Machado, Centro Universitário UNISOCIESC

    Professor e Pesquisador

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Publicado

28-12-2023

Como Citar

MINIMALISMO UM ESTILO DE VIDA PARA PESSOAS E NEGÓCIOS: UMA ANÁLISE DOS VÍDEOS MAIS VISTOS NO BRASIL PELA PLATAFORMA YOUTUBE. (2023). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 16(4). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/25744