ANÁLISE DA PRÁXIS, PRATICANTES E AS PRÁTICAS COMO ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO
ANALYSIS OF PRACTICES, PRACTITIONERS AND PRACTICES AS ELEMENTS OF STRATEGY AS SOCIAL PRACTICE IN CREDIT COOPERATIVES
Palavras-chave:
estratégia, práxis, práticas, praticantes, cooperativa, créditoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a práxis, praticantes e as práticas como elementos da estratégia como prática social em uma cooperativa de crédito de grande porte no Vale do Itajaí. Por meio de entrevistas qualitativas foi aplicado uma pesquisa a nível estratégico (Líderes), e a nível operacional, nessas duas vertentes foram entrevistados o total de oito colaboradores com perguntas estratégicas. O resultado desse estudo empírico mostra a importância do envolvimento e conexões entre os três eixos citados acima (Práxis, práticas e praticantes). Leva-se em consideração o nível de participação e trocas de informações, clareza em todos os níveis hierárquicos na percepção dos líderes em nível estratégico, tático e colaboradores de nível operacional. Os entrevistados relatam a participação e transparência da Cooperativa no cascateamento das informações estratégicas a demais colaboradores da instituição.