DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, EMOCIONAL E SOCIAL DA CRIANÇA NA RELAÇÃO COM O ADULTO SOB PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DE MONTESSORI E MENEGHETTI

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Adulto de referência, Adulto preparado, Autonomia da criança, Ontopsicologia

Resumo

Esta pesquisa, caracterizada como exploratória e participante fundamentada em estudo teórico, volta-se ao processo de desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança nos três primeiros anos de vida, buscando construir a compreensão de como este processo é influenciado pelo adulto de referência e/ou pelo adulto-mãe, conceito de Meneghetti. Neste viés, trabalhamos a importância do adulto preparado, conceito de Maria Montessori, e desdobramos seu aspecto prático na relação com a criança a partir de nossa experiência empírica em escolas particulares e públicas e em projetos de educação infantil. A pesquisa reflete sobre experiências práticas, sobretudo em sala de aula, por meio do estudo teórico primariamente de obras de Antonio Meneghetti e de Maria Montessori. O adulto é um guia e um ponto de referência para a criança, faz papel de mediar a relação desta com o mundo, tendo como função importante o de facilitador à construção da autonomia da criança para o desenvolvimento do seu potencial de natureza, desde os seus primeiros anos de vida, os quais são a base para todo o seu desenvolvimento em todas as subsequentes fases da vida.

Biografia do Autor

  • Márcia Cristiane Rambo, Universidade Federal de Santa Maria, Faculdade Antonio Meneghetti

    Especialista em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), Especialização em andamento em Neuropsicopedagogia pela UNIAMÉRICA e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pedagoga e Diretora na Escola de Educação Infantil Ida Berteotti.

  • Breno Prado da Silva, Faculdade Antonio Meneghetti (AMF)

    Graduação em andamento em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti. Participante de projetos interdisciplinares de pesquisa em Ontopsicologia na Faculdade Antonio Meneghetti.

  • Patrícia Wazlawick, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Faculdade Antonio Meneghetti (AMF)

    Pós-Doutoranda em Informática em Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente e Coordenadora de projetos de pesquisa interdisciplinares em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti.

  • Ricardo Schaefer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Faculdade Antonio Meneghetti(AMF)

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente e Coordenador de projetos de pesquisa interdisciplinares em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti, Editor-Chefe da Revista Performance Líder.

  • Fernanda Goulart Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade Antonio Meneghetti (AMF)

    Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Faculdade Antonio Meneghetti, psicoterapeuta e consultora.

Downloads

Publicado

24-10-2024

Como Citar

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, EMOCIONAL E SOCIAL DA CRIANÇA NA RELAÇÃO COM O ADULTO SOB PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DE MONTESSORI E MENEGHETTI. (2024). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 18(3), 31-50. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/20493