DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, EMOCIONAL E SOCIAL DA CRIANÇA NA RELAÇÃO COM O ADULTO SOB PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DE MONTESSORI E MENEGHETTI
Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Adulto de referência, Adulto preparado, Autonomia da criança, OntopsicologiaResumo
Esta pesquisa, caracterizada como exploratória e participante fundamentada em estudo teórico, volta-se ao processo de desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança nos três primeiros anos de vida, buscando construir a compreensão de como este processo é influenciado pelo adulto de referência e/ou pelo adulto-mãe, conceito de Meneghetti. Neste viés, trabalhamos a importância do adulto preparado, conceito de Maria Montessori, e desdobramos seu aspecto prático na relação com a criança a partir de nossa experiência empírica em escolas particulares e públicas e em projetos de educação infantil. A pesquisa reflete sobre experiências práticas, sobretudo em sala de aula, por meio do estudo teórico primariamente de obras de Antonio Meneghetti e de Maria Montessori. O adulto é um guia e um ponto de referência para a criança, faz papel de mediar a relação desta com o mundo, tendo como função importante o de facilitador à construção da autonomia da criança para o desenvolvimento do seu potencial de natureza, desde os seus primeiros anos de vida, os quais são a base para todo o seu desenvolvimento em todas as subsequentes fases da vida.