METODOLOGIA CASO DE ENSINO

ESTRATÉGIA NO ENSINO REMOTO

Autores

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Ensino e Aprendizagem, Administração, Estudo de Caso, Ensino Remoto

Resumo

Considerando a concepção do ensino e aprendizagem em Administração como objeto empírico, o objetivo deste estudo é investigar quais os paralelos possíveis entre o Caso de Ensino e a literatura das metodologias ativas, de forma a evidenciar como essa metodologia foi percebida pelos estudantes. Para tanto, este artigo adotou uma abordagem de pesquisa qualitativa, com reflexões teóricas sobre metodologias ativas, e apoiou-se no método do Estudo de Caso para realizar investigações junto aos estudantes mediante questionários na plataforma Survey Monkey. Como principais resultados, verificou-se que o Caso de Ensino é uma estratégia adequada ao ensino remoto – formato ascendente após o advento da COVID-19 –, contribuindo para uma aprendizagem efetiva e significativa e sendo assim reconhecida pelos estudantes, que destacaram sua capacidade de contribuição sobre quatro aspectos centrais: aprendizagem prática; dinamismo das aulas; qualidade do desafio; e engajamento.

Biografia do Autor

  • Victor Cecchini de Farias, Escola Germinare

    Mestre em História em Estudo Árabes (FFLCH/USP), atua como Professor na Escola Germinare (Instituto J&F). São Paulo, SP, Brasil

  • Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha, Escola Germinare

    Doutora e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM-SP), Pós-Doutoranda em Administração (UFBA), atua como Professora de Negócios na Escola Germinare (Instituto J&F).

  • Rodrigo Guimarães Motta, Escola Germinare

    Mestre e Doutor em Administração (PUC-SP), atua como Diretor da Academia Seara Flora na Escola Germinare (Instituto J&F).

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Publicado

12-09-2024

Como Citar

METODOLOGIA CASO DE ENSINO: ESTRATÉGIA NO ENSINO REMOTO. (2024). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 18(2), 105-123. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18830