USO DE BUSSINES INTELLIGENCE E DO POWER BI NA GESTÃO DE ESTOQUE

Autores

  • JAFTER RAPHAEL FERREIRA DE BRITO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Nadya Regina Galo Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave: Inteligência de negócios. Gestão de estoques. Pesquisa-ação.

Resumo

Gerir estoques é um desafio para as organizações, pois uma gestão ineficaz pode gerar custos desnecessários. Por outro lado, a gestão adequada de estoques pode colaborar com o atendimento das necessidades dos clientes e o alcance os objetivos organizacionais. No entanto, diversas dificuldades podem ser verificadas no controle e acompanhamento dos estoques, tais como a falta de organização, discrepâncias entre entradas e saídas, falta de alinhamento com a demanda da organização, entre outros problemas que aumentam os custos da empresa. Nesse sentido, a implementação de soluções para melhorar a gestão de estoques pode trazer benefícios para a organização. Uma dessas soluções é a utilização de Business Intelligence (B.I.), com o uso do software Microsoft Power B.I., que visa organizar dados, gerando informações por meio de gráficos e painéis de análise (dashboards). Nesse cenário, este artigo teve o objetivo de implementar soluções para melhorar a gestão de estoques, por meio do emprego de B.I e do software da Microsoft o Power BI. A pesquisa foi baseada na coleta de dados e na execução de ações em uma organização empresarial brasileira, por meio de uma pesquisa-ação. Os resultados promissores confirmaram a hipótese de que o uso de B.I e do software Power BI possibilitou o controle adequado do estoque, proporcionando a redução de custos.

Palavras-chave: Inteligência de negócios. Gestão de estoques. Pesquisa-ação.

Biografia do Autor

  • JAFTER RAPHAEL FERREIRA DE BRITO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

    Bacharel em administração, com especialização em gerenciamento de recursos humanos e gestão de negócios, especialista em gestão de pessoas e liderança empresarial, com pós graduado em docência do ensino superior, pela faculdade brasileira de educação e cultura, discente do programa de pós-graduação mestrado profissional em engenharia da  produção na Universidade federal de goiás, Professor titular  da Universidade Estadual de Goiás e conteudista para cursos EaD na Faculdade Sul Americana (Fasam)e Faculdade Integra.

  • Nadya Regina Galo , Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Engenharia de Produção, Universidade de São Paulo (USP), Brasil (2014-2018)

    Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil (2012-2014)

    Engenharia de Produção, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil (2007-2011)

    Áreas de atuação e de pesquisa: Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos; Pesquisa Operacional; Sistemas de Inferência Fuzzy e Representações Fuzzy; Métodos de Tomada de Decisão Multicritério.

Downloads

Publicado

12-09-2024

Como Citar

USO DE BUSSINES INTELLIGENCE E DO POWER BI NA GESTÃO DE ESTOQUE. (2024). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 18(2), 27-43. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18718