FATORES QUE INFLUENCIAM O ABANDONO ESCOLAR NAS REGIÕES SUDESTE E NORDESTE DO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Regressão, Indicadores Educacionais

Resumo

Quando o estudante deixa de comparecer à escola durante o ano letivo é visto como abandono escolar. No caso em que ele não realiza a matrícula para prosseguir os estudos no ano seguinte é considerado como evasão escolar. Neste trabalho pretende-se avaliar como as variáveis taxa de aprovação, taxa de reprovação, média de alunos por turma, média de horas aula (diária), percentual de funções docentes com curso superior e esforço docente influenciam na taxa de abandono escolar da educação básica no Sudeste e Nordeste do Brasil. Os principais resultados mostram que as variáveis percentual de funções docentes, taxa de aprovação, média de horas aula, taxa de reprovação influenciam no abandono escolar nas duas regiões abordadas. Já a variável percentual de esforço docente interfere no abandono escolar da educação básica no Nordeste. Somente a variável média de alunos por turma não intervém na taxa de abandono.

Downloads

Publicado

03-10-2023

Como Citar

FATORES QUE INFLUENCIAM O ABANDONO ESCOLAR NAS REGIÕES SUDESTE E NORDESTE DO BRASIL. (2023). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 17(4), 61-79. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18714