A COMERCIALIZAÇÃO DE GRÃOS MILHO:

THE CORN GRAIN TRADE: A RURAL PRODUCER'S PERCEPTION IN GOIÁS STATE

Authors

Keywords:

agribusiness, corn, grain market

Abstract

O agronegócio consiste na junção das inúmeras atividades da cadeia agroindustrial que se iniciam com as sementes, defensivos, máquinas e implementos, perpassa pelas atividades meio (agropecuária básica ou primária), e  se estende para mercado, fim, ou seja, para ‘depois da porteira’ (indústria e serviços), envolvendo o processamento, a distribuição e o consumo. Nesse sentido, este artigo tem como objeto os grãos de milho, sendo objetivos: o estudo a importância da comercialização de grãos no estado de Goiás, bem como  os principais tipos de milho comercializados numa empresa do segmento agropecuário. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, mediante o levantamento da literatura relevante acerca da temática, seguida de uma pesquisa qualitativa e de campo,  cuja coleta de dados se deu com a aplicação de um questionário, aplicado aos produtores rurais, cadastrados no sistema de relacionamento de clientes da empresa em estudo, com o recorte local para uma Empesa Agropecuária no município de Bela Vista de Goiás. Por fim, a pesquisa buscou enumerar as características buscadas pelos clientes deste  tipo de empresa atuante nesse mercado goiano, e conferir as expectativas do tipo de produto e da gestão organizacional, capazes de fomentar o trabalho e a economia local

Author Biographies

  • Lucas Marques Bastos, FACULDADE DE PIRACANJUBA

    GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO - FACULDADE DE PIRACANJUBA GOIAS (FAP)

  • MALLU DE MENDONÇA BARROS, UNIFASAM, UFG, FAP

    Ampla experiência como Docente universitária em disciplinas de Administração Geral e Pública em cursos de graduação e pós-graduação  com foco em Negócios e Gestão. Atuação em pesquisas de Gestão Ambiental, Agronegócio; Inúmeras participações em eventos voltados para apresentação e submissão de publicações científicas como: capítulos de livro, Ebook e artigos em publicações com estrato Qualis C, B e A3 (Artigos publicados em periódicos Nacionais e internacionais); Atuação como mentora de produção científica para desenvolvimento de e performance em Projetos de Pesquisa, Artigos Científicos, Comunicados Técnicos, Trabalho de Conclusão de Curso, ingresso no mestrado e doutorado; Bolsista em programas de agronegócio e desenvolvimento Sustentável EMBRAPA, FUNARBE Universidade de Notingham  UK como pesquisadora de programas de eficiência e inovação em agronegócios e gestão ambiental em sistemas de integração; Organização e mediação de eventos como: mesas redondas, palestras e seminários com ênfase em Gestão, Agronegócio e Meio Ambiente.

Published

2023-06-30

How to Cite

A COMERCIALIZAÇÃO DE GRÃOS MILHO: : THE CORN GRAIN TRADE: A RURAL PRODUCER’S PERCEPTION IN GOIÁS STATE. (2023). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 17(3), 86-107. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18699