A COMERCIALIZAÇÃO DE GRÃOS MILHO:
THE CORN GRAIN TRADE: A RURAL PRODUCER'S PERCEPTION IN GOIÁS STATE
Keywords:
agribusiness, corn, grain marketAbstract
O agronegócio consiste na junção das inúmeras atividades da cadeia agroindustrial que se iniciam com as sementes, defensivos, máquinas e implementos, perpassa pelas atividades meio (agropecuária básica ou primária), e se estende para mercado, fim, ou seja, para ‘depois da porteira’ (indústria e serviços), envolvendo o processamento, a distribuição e o consumo. Nesse sentido, este artigo tem como objeto os grãos de milho, sendo objetivos: o estudo a importância da comercialização de grãos no estado de Goiás, bem como os principais tipos de milho comercializados numa empresa do segmento agropecuário. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, mediante o levantamento da literatura relevante acerca da temática, seguida de uma pesquisa qualitativa e de campo, cuja coleta de dados se deu com a aplicação de um questionário, aplicado aos produtores rurais, cadastrados no sistema de relacionamento de clientes da empresa em estudo, com o recorte local para uma Empesa Agropecuária no município de Bela Vista de Goiás. Por fim, a pesquisa buscou enumerar as características buscadas pelos clientes deste tipo de empresa atuante nesse mercado goiano, e conferir as expectativas do tipo de produto e da gestão organizacional, capazes de fomentar o trabalho e a economia local