ENGAJAMENTO NO TRABALHO E MARKETING MULTINÍVEL: UM ESTUDO COM EMPREENDEDORAS EM BELÉM DO PARÁ, BRASIL.
A STUDY WITH ENTREPRENEURS IN BELÉM DO PARÁ, PARÁ STATE, BRAZIL
Palavras-chave:
gestão da força de vendas, marketing de rede, comportamento organizacional, empreendedor, equipes de trabalhoResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as características do engajamento no trabalho entre empreendedoras que atuam em marketing multinível na cidade de Belém do Pará, Brasil. Para tanto, foi realizada uma survey exploratória e descritiva, com amostragem não probabilística por julgamento com 57 empreendedoras que aceitaram participar do estudo. Os dados foram obtidos com a utilização da escala Utrech Work Engagment Scale (UWES-17) e tratados com técnicas estatísticas na forma de distribuição de frequências e cálculos de porcentagens. Os resultados mostraram elevado engajamento no trabalho, com predomínio do vigor e da dedicação sobre a absorção e revelaram que 73% da amostra era altamente engajada, 13% apresentava engajamento intermediário e 14% era desengajada. As conclusões indicam que as empresas e distribuidores têm utilizado estratégias adequadas para equilibrar demandas e recursos e, com isso, possibilitado engajamento no trabalho da força de vendas.
Palavras-Chave: gestão da força de vendas; marketing de rede; comportamento organizacional; empreendedor; equipes de trabalho.