ENGAJAMENTO NO TRABALHO E MARKETING MULTINÍVEL: UM ESTUDO COM EMPREENDEDORAS EM BELÉM DO PARÁ, BRASIL.

A STUDY WITH ENTREPRENEURS IN BELÉM DO PARÁ, PARÁ STATE, BRAZIL

Autores

Palavras-chave:

gestão da força de vendas, marketing de rede, comportamento organizacional, empreendedor, equipes de trabalho

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as características do engajamento no trabalho entre empreendedoras que atuam em marketing multinível na cidade de Belém do Pará, Brasil. Para tanto, foi realizada uma survey exploratória e descritiva, com amostragem não probabilística por julgamento com 57 empreendedoras que aceitaram participar do estudo. Os dados foram obtidos com a utilização da escala Utrech Work Engagment Scale (UWES-17) e tratados com técnicas estatísticas na forma de distribuição de frequências e cálculos de porcentagens. Os resultados mostraram elevado engajamento no trabalho, com predomínio do vigor e da dedicação sobre a absorção e revelaram que 73% da amostra era altamente engajada, 13% apresentava engajamento intermediário e 14% era desengajada. As conclusões indicam que as empresas e distribuidores têm utilizado estratégias adequadas para equilibrar demandas e recursos e, com isso, possibilitado engajamento no trabalho da força de vendas. 

Palavras-Chave: gestão da força de vendas; marketing de rede; comportamento organizacional; empreendedor; equipes de trabalho.   

   

Biografia do Autor

Adrielly Reis, Universidade Federal do Pará

Administradora pela Universidade Federal do Pará tem experiência na área de marketing e vendas

Anderson Rodrigo, Universidade Federal do Pará

Administrador, graduado em administração pela Universidade Federal do Pará

Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Marketing, Gestão Estratégica, Organizações Públicas, Competitividade, Agronegócio e Organização Industrial. Atualmente é professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e da Faculdade de Administração (FAAD) da Universidade Federal do Pará (UFPa)

Cristiano Descovi Schimith, Universidade Federal do Pará

Professor Dr. Cristiano Descovi Schimith é formado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente alocado como Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando nas disciplinas de empreendedorismo e Matemática Financeira. Coordena o grupo de pesquisa Laboratório de Apoio a Decisão e Gestão LADG. Com as linhas de pesquisa em Governança e Sustentabilidade e Abordagem Multi-criterial de Apoio a Decisão.

Downloads

Publicado

03-10-2023

Como Citar

Farias Reis, A. do S., Pinto Colares, A. R., Mattos, C. A. C. de, & Descovi Schimith, C. (2023). ENGAJAMENTO NO TRABALHO E MARKETING MULTINÍVEL: UM ESTUDO COM EMPREENDEDORAS EM BELÉM DO PARÁ, BRASIL.: A STUDY WITH ENTREPRENEURS IN BELÉM DO PARÁ, PARÁ STATE, BRAZIL. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 17(4), 20–39. Recuperado de https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18433