O COACHING COMO FERRAMENTO PARA PONTENCIALIZAR OS RESULTADOS DOS ESTUDANTES NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Palavras-chave:
Coach, Coachee, Desempenho, TCC, UFPBResumo
A metodologia de desenvolvimento pessoal, coaching, vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente corporativo, principalmente aos profissionais que anseiam por mudanças para alcançar os seus objetivos profissionais. Este estudo realizou sessões de coaching com os estudantes concluintes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), visando potencializar os seus resultados acadêmicos quanto à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os procedimentos metodológicos pautaram-se na pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação, sob a abordagem qualitativa com análise de conteúdo. De maneira geral, os resultados mostraram que os estudantes tinham receio quanto às percepções do desempenho comportamental durante o desenvolvimento do seu TCC. Conclui-se que, após as sessões, houve uma mudança de comportamento nos referidos estudantes, visto que o processo de coaching os motivou a desenvolverem um TCC de qualidade, seguindo para a defesa. Considera-se uma estratégia inovadora que contribui para diminuir os índices de retenção na Universidade.