O COACHING COMO FERRAMENTO PARA PONTENCIALIZAR OS RESULTADOS DOS ESTUDANTES NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Autores

  • Maria Caroline da Silva Câmara Universidade Federal da Paraíba
  • Joseilme Fernandes Gouveia Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-6501-9111
  • Cibelle da Silva Santiago Universidade Federal da Paraiba

Palavras-chave:

Coach, Coachee, Desempenho, TCC, UFPB

Resumo

A metodologia de desenvolvimento pessoal, coaching, vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente corporativo, principalmente aos profissionais que anseiam por mudanças para alcançar os seus objetivos profissionais. Este estudo realizou sessões de coaching com os estudantes concluintes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), visando potencializar os seus resultados acadêmicos quanto à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os procedimentos metodológicos pautaram-se na pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação, sob a abordagem qualitativa com análise de conteúdo. De maneira geral, os resultados mostraram que os estudantes tinham receio quanto às percepções do desempenho comportamental durante o desenvolvimento do seu TCC. Conclui-se que, após as sessões, houve uma mudança de comportamento nos referidos estudantes, visto que o processo de coaching os motivou a desenvolverem um TCC de qualidade, seguindo para a defesa. Considera-se uma estratégia inovadora que contribui para diminuir os índices de retenção na Universidade.

Biografia do Autor

  • Maria Caroline da Silva Câmara, Universidade Federal da Paraíba

    Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue

  • Joseilme Fernandes Gouveia, Universidade Federal da Paraíba
    Professor na Universidade Federal da Paraíba Departamento de Ciências Exatas Centro de Ciências Aplicadas e Educação Mestrado e Doutorado em Biometria e Estatística Aplicada pela UFRPE

Downloads

Publicado

18-12-2023

Como Citar

O COACHING COMO FERRAMENTO PARA PONTENCIALIZAR OS RESULTADOS DOS ESTUDANTES NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO . (2023). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 18(1), 1-20. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18387