O DESMANTELAMENTO DA ILUSÃO DO CINEMA NO FILME BRITISH SOUNDS (1969)

Autores

Palavras-chave:

Grupo Dziga Vertov, Jean-Luc Godard, British Sounds, análise fílmica, desmantelamento

Resumo

O presente artigo sugere que o filme Sons Britânicos (British Sounds, 1969), do Grupo Dziga Vertov, coletivo de cineastas criado por Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin, deseja provocar no espectador a consciência de que a imagem pode manipulá-lo, ou seja, o filme deseja desmantelar a ilusão do cinema como espelho da realidade. Para demonstrar esse aspecto, pretende-se analisar a segunda sequência do filme, na qual uma mulher nua anda por sua casa, principalmente quanto a longa duração das tomadas e a fuga da tradição griffithiana ao longo do filme.

Biografia do Autor

  • Murilo Bronzeri, Universidade Anhembi Morumbi

    Mestrando em Comunicação Audiovisual pelo PPGCOM-UAM, com bolsa CAPES, sob orientação do Prof. Dr. Fábio Raddi Uchôa. Integrante do grupo de pesquisa "CineArte - Cinema, análise fílmica e experiência intelectual", coordenado pelo Prof. Dr. Fábio Raddi Uchôa, e do grupo de pesquisa "Além Telas: experiências no campo do audiovisual expandido", coordenado pela Profa. Dra. Tatiana Giovannone Travisani, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM/UAM). Graduado em Rádio, TV e Internet, com distinção acadêmica Magna Cum Laude, pela Universidade Anhembi Morumbi (2020), tendo ganhado mérito por desempenho acadêmico. Durante a graduação, participou da Iniciação Científica, realizando a pesquisa "Investigações audiovisuais na quarentena: o Pink Umbrellas Art Residency como proposta artística alternativa em meio ao isolamento social", sob a orientação da Profa. Dra. Tatiana Giovannone Travisani. Finalista da Expocom Sudeste 2021, com o videoclipe "Teu Aconchego", realizado como parte do Trabalho de Conclusão de Curso, sob orientação da Prof. Ma. Rosana Cordeiro Parede. Realizou estágio supervisionado na TV Anhembi (2019).

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

O DESMANTELAMENTO DA ILUSÃO DO CINEMA NO FILME BRITISH SOUNDS (1969). (2023). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 17(2), 83-92. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18310