ABORDAGEM INTERPRETATIVISTA E MÉTODO QUALITATIVO NA PESQUISA DOCUMENTAL: DESCRIÇÃO GERAL DAS ETAPAS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Autores

Palavras-chave:

Interpretativismo, Pesquisa documental, Pesquisa qualitativa, Coleta de dados, Análise de dados

Resumo

A partir do final do século XIX, a pesquisa qualitativa de cunho interpretativista surge como forma de pesquisa. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo contextualizar a abordagem interpretativista pelo viés da pesquisa qualitativa documental, descrevendo-se como ocorre a coleta e análise de dados. A relevância deste artigo se encontra na descrição geral das etapas do processo, tendo em vista que a pesquisa documental dentro do método qualitativo é amplamente utilizada em diversas áreas do conhecimento, a estrutura apresentada pode contribuir para futuros trabalhos que sigam pelo mesmo viés, além da exposição dos aspectos que relacionam a abordagem interpretativa com o método de pesquisa em questão. Os resultados sugerem que o método qualitativo permite ao pesquisador conduzir uma pesquisa documental a partir de uma abordagem interpretativista, que preocupa-se em entender a essência do mundo e do seu cotidiano pela perspectiva dos seus participantes.

Biografia do Autor

  • Fernanda Borges Vaz Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Mestre em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú.

  • Antonio Carlos Picalho, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento

    Universidade Federal de Santa Catarina

  • Leticia Cunico, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), tem mestrado em Administração (UFSC), especialização em Docência para a Educação Profissional (IFSC) e em Gestão Empresarial (FGV), Bacharelado em Moda (UDESC). Membra dos grupos de pesquisa (CNPQ): Modelagem em Gestão, Design e Processos e Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem - GESIGN. Atuou como diretora e coordenadora de extensão no IFSC e no desenvolvimento de produtos por oito anos no segmento de confecção para marcas nacionais. Tem experiência em extensão, empreendedorismo, desenvolvimento de produto, planejamento de coleção, eventos e gestão.

  • Luciane Maria Fadel, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora pela The University of Reading (UK) e Mestre em Ciência da Computação pela UFSC, com uma formação em Comunicação Visual (UFPR) e Engenharia de Computação (PUCPR). Realizou Pós-Doutorado em Storytelling na Simon Fraser University, Canadá. Professora no curso de graduação em Design e dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) na UFSC, e em Design na UFPR. Colidera o Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e o Grupo de Pesquisa Mídia, Arquitetura e Urbanismo na UFSC.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

ABORDAGEM INTERPRETATIVISTA E MÉTODO QUALITATIVO NA PESQUISA DOCUMENTAL: DESCRIÇÃO GERAL DAS ETAPAS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS. (2022). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 17(1), 100-113. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18159