CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA AFIRMATIVA: UM DEBATE ACERCA DAS COTAS DE ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

Autores

Palavras-chave:

Política Pública, Ações Afirmativas, Cotas Sociais, Inclusão Educacional

Resumo

O estudo objetiva compreender os desafios que se impõe à implementação da política pública redistributiva de cotas sociais, no âmbito das instituições públicas federais de ensino, a partir dos argumentos contrários e favoráveis defendidos por pesquisadores que se debruçam sobre o tema. A pesquisa qualitativa tem caráter explicativo, pautado por uma pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado constata-se que, para a maioria dos autores investigados, tal política é legal, pautada por diversos diplomas normativos, bem como, não fere o princípio da igualdade e a autonomia das universidades e, nem mesmo, aumenta a evasão escolar. Considera-se, dessa forma, que além da ação afirmativa de cotas não contrariar os dispositivos legais, esta medida é fundamental para a inclusão sócio-educacional de estudantes provenientes de grupos sociais, historicamente excluídos do processo de desenvolvimento do país.

Biografia do Autor

Frencieli Marchesan, Instituto Federal Catarinense

Mestra  Administração  Pública  pela  UTFPR.  Servidora  do  Instituto Federal Catarinense,  Lotada  no  Campus Concordia.  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5928-9767 E-mail: [email protected] Concórdia. Paraná. Brasil.

Oséias Santos de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor  em  Educação.  Professor  Associado  na  Universidade  Tecnológica  Federal  do  Paraná  (UTFPR/Campus Curitiba)  e  Docente  do  Programa  de Pós-Graduação - Mestrado  Profissional  em  Administração  Pública  em  Rede  Nacional  (PROFIAP/UTFPR).  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7975-386X  E-mail: [email protected] Curitiba. Paraná. Brasil

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Publicado

03-10-2023

Como Citar

Marchesan, F., & Oliveira, O. S. de. (2023). CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA AFIRMATIVA: UM DEBATE ACERCA DAS COTAS DE ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 17(4), 1–19. Recuperado de https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18153