CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA AFIRMATIVA: UM DEBATE ACERCA DAS COTAS DE ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

Authors

Keywords:

Política Pública, Ações Afirmativas, Cotas Sociais, Inclusão Educacional

Abstract

O estudo objetiva compreender os desafios que se impõe à implementação da política pública redistributiva de cotas sociais, no âmbito das instituições públicas federais de ensino, a partir dos argumentos contrários e favoráveis defendidos por pesquisadores que se debruçam sobre o tema. A pesquisa qualitativa tem caráter explicativo, pautado por uma pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado constata-se que, para a maioria dos autores investigados, tal política é legal, pautada por diversos diplomas normativos, bem como, não fere o princípio da igualdade e a autonomia das universidades e, nem mesmo, aumenta a evasão escolar. Considera-se, dessa forma, que além da ação afirmativa de cotas não contrariar os dispositivos legais, esta medida é fundamental para a inclusão sócio-educacional de estudantes provenientes de grupos sociais, historicamente excluídos do processo de desenvolvimento do país.

Author Biographies

  • Francieli Marchesan, Instituto Federal Catarinense

    Mestra  Administração  Pública  pela  UTFPR.  Servidora  do  Instituto Federal Catarinense,  Lotada  no  Campus Concordia.  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5928-9767 E-mail: [email protected] Concórdia. Paraná. Brasil.

  • Oséias Santos de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

    Doutor  em  Educação.  Professor  Associado  na  Universidade  Tecnológica  Federal  do  Paraná  (UTFPR/Campus Curitiba)  e  Docente  do  Programa  de Pós-Graduação - Mestrado  Profissional  em  Administração  Pública  em  Rede  Nacional  (PROFIAP/UTFPR).  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7975-386X  E-mail: [email protected] Curitiba. Paraná. Brasil

Published

2023-10-03

How to Cite

CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA AFIRMATIVA: UM DEBATE ACERCA DAS COTAS DE ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO. (2023). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 17(4), 1-19. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18153