COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: FERRAMENTAS DE DIÁLOGO PARA EDUCADORES DO MUNICÍPIO DE BRUSQUE/SC NO PÓS PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Comunicação Não Violenta - CNV, Educação para a Paz, BNCC

Resumo

Este artigo objetiva analisar as inter-relações entre a Comunicação Não Violenta e Educação para a Paz à luz da BNCC. Recorre-se à fundamentação bibliográfica a fim de refletir sobre suas conexões e possibilidades de uso enquanto ferramentas voltadas à cultura de paz nas escolas de Brusque-SC. Apresenta-se indicações do que orienta a BNCC a respeito da construção de caminhos possíveis de diálogo em ambiente escolar, a partir do desenvolvimento de competências. Evidencia-se também sobre os elementos da Educação para a Paz e componentes da Comunicação Não Violenta que sirvam de base para propor, nas escolas de Brusque-SC, capacitação docente que sustente a criação de atividades voltadas à cultura de paz nestes ambientes.

Biografia do Autor

  • Francine Michele Rita, UNIEDU

    Graduada em Relações Públicas (UNIVALI), Especialista em Educação e Segurança Humana (UNIFEBE). Bolsista do Curso Direcionado de Especialização em Educação e Segurança Humana do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – UNIEDU/FUMDES

  • Cassiane Dagani, Católica de Santa Catarina

    Graduada em Direito (UPF). Professional Self Coaching (IBC - SP). Especialista em Direito Previdenciário (LFG |Anhanguera - Uniderp). E-mail: [email protected]

  • Everaldo da Silva, SED - SC

    Cientista Social. Graduado em Processos Gerenciais. Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política. (UFSC). E-mail: [email protected]

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: FERRAMENTAS DE DIÁLOGO PARA EDUCADORES DO MUNICÍPIO DE BRUSQUE/SC NO PÓS PANDEMIA. (2023). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 17(2), 14-34. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18141