PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS NO SEI PARA REDUÇÃO DE PAPEL NO FINANCEIRO DO TJPE

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Governança, Sustentabilidade

Resumo

A inovação burocrática dos serviços administrativos através do processo no Sistema Eletrônico de Informação - SEI, tornou-se possível o trabalho home office pela facilidade do acesso à rede mundial de computadores. Este trabalho tem por finalidade propor sugestões na funcionalidade do SEI como forma de políticas públicas com vistas ao crescimento sustentável nos Órgãos Públicos através da redução total do papel na Diretoria Financeira do Tribunal de Justiça de Pernambuco. A pesquisa foi realizada por 50 usuários do SEI da Diretoria Financeira do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE e formulado um levantamento dos últimos 10 anos da utilização de papel A4. O estudo foi de caráter descritivo, natureza exploratória, com levantamento bibliográfico realizado pela base de dados da Science Direct através de artigos científicos, revistas científicas, teses e dissertações relacionadas a governança e políticas públicas. O SEI demonstrou que a logística do sistema multivariável é importante para o desenvolvimento de políticas públicas e de governança através da incorporação nos bens e serviços pela avaliação do impacto ambiental no órgão público, bem como na celeridade e avanço tecnológico voltados para mitigação de danos ambientais, preocupando-se com o bem comum. A média da economia foi de 93% resmas/ano com o trabalho home office. A funcionalidade do SEI atende ao tripé da sustentabilidade do ponto de vista econômico, social e do meio ambiente através uso do sistema.

Biografia do Autor

  • Adriana Maria Santos Manget, ITEP - Instituto de Tecnologia de Pernambuco

    Graduada em Ciências Contábeis, MBA em Gestão e Liderança pela UFPE ,Pós-graduada em Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual e Linguagem Jurídica. Atualmente é Técnico Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciências Contábéis, com ênfase em Administração. Exerce a Gerência de Liquidação das Despesas da Diretoria Financeira do Tribunal de Justiça de Pernambuco desde 2010. Como Contadora atua na Área Administrativo- Financeiro e de Pessoal, trabalha com folha de pagamento, RAIS, CAGED, DIRF, Livro Diário Auxiliar, Livro Caixa, Imposto de Renda, Balanços. Sua área de interesse é a preservação e o respeito dos recursos naturais observando a questão humana e financeira, considerando a fonte de energia no meio ambiental, visando a economicidade nas ações praticadas.

  • Luiz Filipe Alves Cordeiro, ITEP - Instituto de Tecnologia de Pernambuco

    Doutorado na área de Processamento de Energia do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco(2015), em que parte da tese foi eleita entre as 5 melhores no concurso latino americano de monografias em eficiência energética. Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) "Eficiência Energética no controle inteligente de sistemas de bombeamento". Suas áreas de interesse são eficiência energética, conservação de energia, sistemas motrizes industriais, máquinas elétricas, controle de processos industriais, inteligência artificial, redes neurais, automação industrial e Sustentabilidade.

  • Martorelli Dantas da Silva, UNFG- Universidade dos Guararapes

    Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2014 e 2008, respectivamente). Advogado Criminalista e Professor de Teoria Geral do Direito, Direito Penal e Direito Processual Penal na Faculdade Nova Roma e no Mestrado do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP)

  • Rafael Rodrigues da Silva, ITEP - Instituto de Tecnologia de Pernambuco

    Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Geoprocessamento, ciclagem biogeoquímica em agroecossistemas e Zoneamento Agrícola.

Downloads

Publicado

01-10-2022

Como Citar

PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS NO SEI PARA REDUÇÃO DE PAPEL NO FINANCEIRO DO TJPE. (2022). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 16(4), 51-74. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18125