DO ROMANTISMO AO FUNK BRASILEIROS: HISTÓRIA, (PRE)CONCEITOS E CONSUMO NACIONAL

Autores

  • Jovana Furlan Gaiotti Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • João Paulo Hergesel Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) https://orcid.org/0000-0002-1145-0467

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, Estudos de Mídia, Romantismo, Funk, Historiografia

Resumo

No Brasil, o Romantismo teve sua ascensão na burguesia, no século XIX; o funk, por sua vez, surgiu na periferia, no final do século XX, acentuando-se no século XIX. Ambos os movimentos, porém, partiram de um grupo social que não era abarcado nas formas de representação vigentes da cultura letrada, sofreram preconceitos em seu início e, aos poucos, foram tornando-se produtos comercializáveis, até saírem de seus locais de origem e atingirem toda a sociedade brasileira. O objetivo desta pesquisa é aproximar a historiografia do Romantismo com a do funk brasileiro, a partir de uma abordagem interdisciplinar, reunindo Literatura e Estudos de Mídia. Para isso, faz-se uma discussão historiográfica dos dois movimentos, a partir de autores como Candido (2002), Moisés (1989), Lopes (2010) e Pedro (2015), a fim de provocar entrecruzamentos entre dois movimentos de épocas distintas e com objetivos distintos, mas com características semelhantes.

Biografia do Autor

  • Jovana Furlan Gaiotti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

    Graduanda em Letras: Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bolsista do Fundo de Apoio à Iniciação Científica (FAPIC/Reitoria/PUC-Campinas). Membro do Grupo de Pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens)

  • João Paulo Hergesel, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

    Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutor em Comunicação (UAM), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (Uniso). Membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens).

Downloads

Publicado

01-10-2022

Como Citar

DO ROMANTISMO AO FUNK BRASILEIROS: HISTÓRIA, (PRE)CONCEITOS E CONSUMO NACIONAL. (2022). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 16(4), 18-32. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18123