A COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DO MEL EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar as particularidades e os desafios da cadeia produtiva do mel, em um município localizado na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O estudo é do tipo exploratório, qualitativo e em formato de estudo de caso. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os principais atores da cadeia produtiva do mel, sendo estes representantes de diversas entidades atuantes no meio apícola, para aprofundar as análises, também foram entrevistados apicultores do município de estudo. Concomitante as entrevistas realizadas, de modo a aprofundar o caso, também se realizou a observação e construção de um diário de campo. Verificou-se que os entrevistados demonstram ter percepções distintas com relação às dimensões de competitividade da cadeia produtiva do mel do município.

Biografia do Autor

  • Suelen Priscila Buffon Mühl, Universidade Federal de Santa Catarina
    Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Palmeira Das Missões - RS (2019), onde atuou em grupos de pesquisa e extensão e na produção trabalhos científicos. Atualmente é aluna especial no Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
  • Tiago Zardin Patias, Universidade Federal de Santa Maria - campus Palmeira das Missões
    Graduado em Administração (2002) e pós-graduado em Gestão de Pessoas (2006) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Mestre em Administração (2008) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutor em Administração (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões, atuando nos cursos de Administração Diurno e Noturno e no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) onde é Coordenador Substituto. Temas de interesse: Inovação, Sustentabilidade, Agronegócio, Políticas Públicas, Tecnologia e Sistemas de Informação.
  • Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre e Bacharel em Administração pela UFSM. Graduando do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM).
  • Fernanda Tamiosso Wesz, Universidade Federal de Santa Maria - campus Palmeira das Missões
    Bacharel em Administração pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Especialista em Educação do Campo e Agroecologia - Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios - UFSM Campus de Palmeira das Missões.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

A COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DO MEL EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. (2022). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 16(3), 115-138. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18087