TAXONOMIA DO DOMÍNIO COGNITIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, GESTÃO E NEGÓCIOS: revisão sistemática, lacunas e tendências

Autores

Resumo

Esse estudo tem como objetivo mapear a produção científica em periódicos internacionais que estão na base da Scopus, sobre a taxonomia do domínio cognitivo, na área de Ciências Contábeis, gestão e negócios. Por intermédio de uma revisão sistemática, identificando lacunas e tendências de pesquisa. Em relação aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa bibliométrica na base de dados da Scopus através do termo bloom taxonomy, em que se limitou o período de 1990 a 2020, retornando um total de 25 trabalhos para serem analisados. Os achados direcionam as lacunas e tendências para futuras pesquisas, temas envolvendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas no processo de ensino e aprendizagem na ótica da taxonomia de Bloom, bem como averiguar o domínio afetivo que interfere no processo da tomada de decisão, assim como a inserção da taxonomia no âmbito empresarial.

Biografia do Autor

  • keliane de Melo Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Mestranda em Ciências Contábeis.
  • Wênyka Preston Leite Batista da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.
    Doutora em Administração pela Universidade Potiguar, docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e chefe do departamento de Ciências Contábeis da UERN.
  • Jandeson Dantas da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.
    Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará, docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.
  • Clóvis Antônio Kronbauer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.
    Doutor em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Sevilla, docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.
  • Sérgio Luiz Pedrosa Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.
    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Downloads

Publicado

28-03-2022

Como Citar

TAXONOMIA DO DOMÍNIO COGNITIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, GESTÃO E NEGÓCIOS: revisão sistemática, lacunas e tendências. (2022). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 16(2), 28-51. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18081