O TRABALHO EM HOME OFFICE EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

  • Aline Francilurdes Nery do Vale Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) https://orcid.org/0000-0001-5876-4730
  • Juliana Carvalho de Sousa Universidade Potiguar (UNP)
  • Joyce Silva Soares Lima
  • Hilderline Câmara de Oliveira Universidade Potiguar (UNP)

Resumo

Esse estudo tem como objetivo refletir sobre o home office em tempos de pandemia visando identificar as variáveis determinantes do home office no contexto da COVID-19. A pesquisa foi realizada por meio de uma survey, obtendo 273 respostas válidas. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado, baseado em 16 variáveis. Para a análise dos dados, foram utilizados: o software SPSSTM, que realiza estatística descritiva, e a técnica da Análise Fatorial Exploratória. Os construtos apurados foram: isolamento, autogestão, perda salarial e dificuldades de carreira percebidas. Na análise dos resultados, evidenciou-se que os dados obedecem, em sua maioria, aos parâmetros que determinam a normalidade e consistência dos dados. Em suma, com base nos achados, pode-se inferir a adequação da escala, a qual pode ser considerada eficaz para mensurar os construtos aos quais se associa.

Biografia do Autor

  • Aline Francilurdes Nery do Vale, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
    Mestranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGA/UFERSA)/ Departamento de Ciências Sociais Aplicadas.
  • Juliana Carvalho de Sousa, Universidade Potiguar (UNP)
    Doutora em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
  • Joyce Silva Soares Lima
    Pós-graduada em MBA – Gestão de Pessoas na Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)
  • Hilderline Câmara de Oliveira, Universidade Potiguar (UNP)
    Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professora na Universidade Potiguar (UNP)

Downloads

Publicado

28-03-2022

Como Citar

O TRABALHO EM HOME OFFICE EM TEMPOS DE COVID-19. (2022). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 16(2), 52-67. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18080