UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA EXPERIENCIA INTERDICIPLINAR NO INTERIOR DO BRASIL

Autores

  • SIMONE SOARES Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO https://orcid.org/0000-0002-0282-2599
  • Patrícia do Carmo Jele UNICENTRO
  • Elãine Novak Lacomski Cunha UNICENTRO
  • Andrieli Alves da Cruz Santin UNICENTRO
  • Raquel Dorigan de Matos UNICENTRO

Resumo

Com o propósito de inserção no contexto comunitário e a compreensão de suas interfaces interdisciplinares foi realizado uma intervenção com objetivo de desenvolver ações que possam beneficiar a comunidade. O lócus de pesquisa consiste na valorização da vida, diante da demanda observada por uma Instituição de Ensino Médio, referente às atitudes e comportamentos de risco relacionados à saúde mental dos seus alunos. Assim, realizou-se uma intervenção com o objetivo de alertar os alunos do curso de formação de docentes, sobre os sinais que uma pessoa possa emitir ao enfrentar um problema e como auxiliá-lo para obter ajuda. Os participantes relataram diversas situações e foram orientadas a buscar auxilio no CREAS, conselho tutelar e outras redes de apoio. Por fim, notou-se a necessidade de compreender o contexto social, estar ciente das suas demandas e pôr em prática ações que conectem ensino-serviço-comunidade.

Biografia do Autor

  • SIMONE SOARES, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
    Mestranda do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Especialização em Docência em Administração pela UNIBF, MBA em Controladoria e Finanças pelo Centro Universitário Barão de Mauá e especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário Campo Real. Formada em Administração e Secretariado Executivo.
  • Patrícia do Carmo Jele, UNICENTRO
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário
  • Elãine Novak Lacomski Cunha, UNICENTRO
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário
  • Andrieli Alves da Cruz Santin, UNICENTRO
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário
  • Raquel Dorigan de Matos, UNICENTRO
    Pós-Doutora pela Universidade Federal do Paraná-UFPR

Downloads

Publicado

18-12-2021

Como Citar

UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: UMA EXPERIENCIA INTERDICIPLINAR NO INTERIOR DO BRASIL. (2021). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 16(1), 1-19. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18072