FATORES INFLUENCIADORES DAS DECISÕES DE INVESTIMENTO NA PERCEPÇÃO DOS VAREJISTAS NATALENSES
Resumo
Os responsáveis por tomadas de decisões de investimentos passam por ilusões cognitivas e, por conseguinte, acabam por errar sistematicamente nas avaliações. O comércio, ainda que seja o segundo maior gerador de emprego no Brasil, pouco foi estudado sob a ótica das finanças comportamentais. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar os fatores potencialmente influenciadores das decisões de investimento na percepção dos gestores do ramo varejista em Natal-RN. Os dados foram coletados junto a 82 empresas selecionadas por conveniência, por meio de questionário estruturado entre setembro e outubro de 2018 e foram tratados estatisticamente por análises descritiva e fatorial exploratória. Os resultados apontam para cinco fatores influenciadores: evolução no mercado, situação concorrencial, capacidade investidora, disponibilidade de recursos e viabilidade concorrencial, sendo a evolução no mercado o mais relevante.Downloads
Publicado
18-12-2021
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
FATORES INFLUENCIADORES DAS DECISÕES DE INVESTIMENTO NA PERCEPÇÃO DOS VAREJISTAS NATALENSES. (2021). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 16(1), 20-41. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18071