FATORES INFLUENCIADORES DAS DECISÕES DE INVESTIMENTO NA PERCEPÇÃO DOS VAREJISTAS NATALENSES

Autores

Resumo

Os responsáveis por tomadas de decisões de investimentos passam por ilusões cognitivas e, por conseguinte, acabam por errar sistematicamente nas avaliações. O comércio, ainda que seja o segundo maior gerador de emprego no Brasil, pouco foi estudado sob a ótica das finanças comportamentais. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar os fatores potencialmente influenciadores das decisões de investimento na percepção dos gestores do ramo varejista em Natal-RN. Os dados foram coletados junto a 82 empresas selecionadas por conveniência, por meio de questionário estruturado entre setembro e outubro de 2018 e foram tratados estatisticamente por análises descritiva e fatorial exploratória. Os resultados apontam para cinco fatores influenciadores: evolução no mercado, situação concorrencial, capacidade investidora, disponibilidade de recursos e viabilidade concorrencial, sendo a evolução no mercado o mais relevante.

Biografia do Autor

  • Wesley Ferreira de Paula
    Mestre em Administração pela Universidade Potiguar. Consultor em Marketing e Gestão Estratégica.
  • Rodrigo Jose Guerra Leone, Octo Capital
    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1998), especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1999) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Sócio e Assessor da Octo Capital.
  • Vera Lúcia Cruz, Universidade Federal da Paraíba
    Professora dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais da Universidade Federal da Paraíba - Campus I. Doutora em Administração pela Universidade Potiguar integrante da Rede Laureate International Universities no RN, possui Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco e Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco. Coordena o Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da UFPB (CONCICAT).
  • Luiz Antonio Felix Júnior, Professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Doutorando da Universidade Potiguar (UNP)
    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2014), especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac (2015) e mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Benedito Bentes), editor da área de contabilidade e finanças da Revista Gestão e Organizações (ReGOr/IFPB), editor da área de contabilidade, finanças e administração pública da Revista Principia (Principia/IFPB), membro do Conselho Editorial da Revista Conhecimento Contábil (RCC/UERN/UFERSA), revisor de periódicos, eventos, agência de fomento e líder do Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade (NeoGetq/CNPq/IFAL). Desenvolve estudo de Doutoramento em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UnP) no qual é bolsista do Novo Programa de Formação Doutoral Docente (PRODOUTORAL/CAPES/IFAL edital nº 08/2018).
  • Jocksanny Maria Del Rio Leal Felix, Universidade Potiguar (PPGA/UnP)
    Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (Bolsista PROSUP/CAPES). Pós-graduanda em Gestão e Auditoria Pública pelo Centro Universitário - UNIESP. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba - Campus IV (2017). Atuou como Contadora auxiliar (CRC PB-012460/O-1) no departamento de Contabilidade Pública da empresa Astec Group Contadores Associados S/S Ltda.
  • Luciana Gondim de Almeida Guimarães, Universidade Potiguar (Programa de Pós-Graduação em Administração)
    Realizou Pós-Doutorado no Centre interuniversitaire de recherche sur les réseaux dentreprise, la logistique et le transport (CIRRELT) na Université Laval em Quebec - Canadá, sob a supervisão do Prof. Ph.D. Leandro Callegari Coelho. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará e Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Potiguar (PPGA/UNP) e Professora Visitante no Departamento de Management na Université Laval. Editora-chefe na Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (RAUnP).

Downloads

Publicado

18-12-2021

Como Citar

FATORES INFLUENCIADORES DAS DECISÕES DE INVESTIMENTO NA PERCEPÇÃO DOS VAREJISTAS NATALENSES. (2021). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 16(1), 20-41. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/18071